Conheça as diferenças entre o MDF e o MDP

Produzidos a partir da madeira do eucalipto e do pinho, são largamente usados na fabricação de móveis planejados 

Foto: Sacada

Com o crescimento do setor imobiliário, novas tendências e necessidades de produtos surgem para atender a demanda do mercado. Um exemplo, são os móveis planejados, que são uma alternativa para a otimização dos espaços.

A sua popularização é devido à variedade de móveis que podem ser fabricados como armários, mesas, homes, closets, prateleiras, estantes, moveis para escritórios, painéis para revestimento de paredes ou colunas, dentre outros.

Alex Marcio, gerente da Leo Madeiras, explica quais são os materiais usados na composição da madeira utilizada nos móveis planejados. “A chapa da madeira é feita a partir da prensa de partículas geradas pelo trituramento do eucalipto e dos pinos, que depois de ser levada ao forno de alta temperatura e pressão, torna-se homogênea. Após esse processo, a chapa recebe a melamina, que é o papel que dá a textura, podendo ser branca, colorida ou madeirada”, detalha.

“Nesse processo é feito o MDF (Fibra de Média Densidade) e o MDP (Painel de partículas de Média Densidade). A diferença básica entre eles está na fabricação com o tipo de trituramento. Enquanto o MDF é feito do pó da madeira e mais denso, o MDP tem partículas maiores, é mais poroso e resistente”, especifica.

Quanto à resistência, Macio fala que a umidade e o hábito de mudar o móvel de lugar influenciam em sua vida útil. “A durabilidade média de um produto feito à base de MDF e MDP é de dez anos, porém esse prazo poderá ser reduzido ou estendido a depender de como e onde é usado. Se o local é úmido, sua vida útil pode ser reduzida, pois o produto tem baixa resistência à umidade. Se o móvel é movido frequentemente, a depender de seu peso, pode provocar o empenamento ou a quebra dos pontos de fixação, deixando-o flexível,” relata.

“O MDF ultra é um tipo de chapa que contêm defensivos contra cupim, saindo de fábrica com garantia de cinco anos. Recomendado para armários de banheiros e de cozinhas, além da vantagem da imunização contra bactérias, tem a proteção contra cupins”, complementa.

Farley Oliveira, gerente comercial da loja de móveis planejados M-CASA, explica que cada estrutura do móvel exige um desses materiais. “O MDP é indicado para estruturas como prateleiras, painéis e tampos de mesa. Ele é usado em peças de sustentação por ser mais resistente e rígido e não empenar. O MDF proporciona melhor acabamento por ser macio. Por isso, tudo é questão de estrutura”, afirma.

Farley pondera que há diferença na qualidade dos móveis devido à diferença na fabricação das chapas utilizadas. “Muitos móveis são feitos do mesmo material, o MDF, porém o que vai distingui-los é a densidade em que foi produzido. Um móvel feito de MDF com pouca densidade será inferior àquele que recebe a densidade superior. A espessura também influencia, pois o material de qualidade superior, terá 18 mm enquanto que o inferior, terá 12 mm”, considera.

De acordo com o gerente comercial, os móveis planejados para ambientes externos possuem estrutura diferenciada. “Há o cuidado de mesclar a chapa de madeira com outros materiais mais resistentes à umidade como o vidro, mármore, e na parte do móvel que fica menos exposta, pode-se usar a madeira de MDF ou MDP”, frisa.

Foto: Revista Sacada

Foto: Revista Sacada

Foto: Revista Sacada

Foto: Revista Sacada

Foto: Revista Sacada

Foto: Revista Sacada

Foto: Revista Sacada

Leia também

Em destaque