Ponte: a empresa aliada do cliente na hora de construir

O building facility que transforma obras em experiências mais leves

Construir uma casa ou iniciar uma reforma pode ser sinônimo de dor de cabeça. Prazos que se estendem, orçamentos que mudam no meio do caminho e uma lista interminável de decisões para quem já tem pouco tempo disponível. Foi observando essa realidade que Duda Moreira criou, há cerca de seis anos, a empresa Ponte, um serviço de building facility que se propõe a ser justamente isso: a ponte entre cliente, arquitetos, engenheiros e demais fornecedores.

Formado em Administração de Empresas, Duda acompanhou e contribuiu com algumas obras realizadas pela família. O pouco tempo que tinham para se envolver fez com que o administrador assumisse um papel de apoio e gerenciamento em muitas delas, sempre em parceria com os profissionais responsáveis. Foi o excelente resultado dessa experiência que deu origem a seu modelo de negócio. “Eu sou o olho do cliente dentro da obra. Apoio desde o planejamento financeiro, a escolha de fornecedores e dos materiais até a mudança. Minha função é evitar conflitos e simplificar decisões”, explica.

O serviço é personalizado e vai muito além da gestão de prazos e orçamentos. A Ponte atua desde a fase de documentação, buscando facilitar financiamentos bancários e emissão de alvarás, até pequenos detalhes do dia a dia. “Se o cliente não tem tempo de ir assinar um documento, a gente agiliza. Se precisa escolher a pedra de um piso, eu levo as opções filtradas até ele. A ideia é dar facilidade e paz ao cliente”, completa Duda.

O perfil da clientela é variado: médicos, advogados, empresários e profissionais de diferentes áreas que são muito atarefados ou que querem uma segurança maior na hora de construir. “Uma obra sempre deixa muitas cicatrizes, por mais bem gerida que seja, porque há uma expectativa financeira que, muitas vezes, não atende, ou porque, no meio do caminho, o curso muda. Meu trabalho é reduzir essa dor, trazer segurança e garantir que o cliente tenha mais tempo para a família e trabalho”, resume.

A maioria dos projetos envolve construções do zero, como casas de médio e alto padrão em condomínios, ou negócios como clínicas e escritórios, além de reformas de grande porte. O contrato é feito por valor fixo e prazo determinado, começando já no planejamento financeiro e podendo se estender até três meses após a entrega, cuidando dos últimos ajustes.

Por lidar diretamente com os sonhos, a vida financeira e até a dinâmica familiar dos clientes, a transparência é algo inegociável. “O maior desafio é conquistar a confiança do cliente. Esse é um trabalho que só funciona quando há credibilidade, por isso a maior parte da nossa atuação vem de indicações”, afirma Duda.

Com equipe administrativa e técnica de apoio, a Ponte atua lado a lado com arquitetos e engenheiros, mas sempre com o interesse do cliente em primeiro lugar. “Não decidimos por ele. O que fazemos é colocar todos os orçamentos, fornecedores e opções na mesa para que a decisão seja consciente. O poder de escolha é do cliente, e a nossa missão é facilitar o caminho.”

A Ponte busca se consolidar como um serviço que dá forma a um novo jeito de construir: menos burocrático, mais humano e, sobretudo, centrado na confiança e na experiência do cliente.

Leia também

Em destaque