Fotos: Betto Jr. / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador entregou na noite desta quarta-feira (16) mais 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Plataforma. O prefeito Bruno Reis esteve na localidade do Bariri, que foi beneficiada nesta nova etapa do programa. Contemplado pela quarta vez, o bairro chegou a 1.293 imóveis reformados pela iniciativa, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).
Durante a entrega, Bruno Reis destacou o sucesso do programa não apenas em Salvador, mas em todo o país. “Foi assim que surgiu o Morar Melhor, atendendo a uma necessidade da própria população. Eu andava nas ruas, na época com o prefeito ACM Neto, e as pessoas pediam um bloco, uma telha para cobrir a casa. E aí Neto me chamou para criar um programa para reformar as casas das pessoas. Hoje, tornou-se um modelo para várias cidades do Brasil e sem dúvidas é o programa mais pedido pelas pessoas”, recordou.
Segundo o gestor, um dos grandes benefícios proporcionados pelas reformas é a melhoria na saúde das pessoas: “O programa tem algumas prioridades, a exemplo da reforma do telhado, solucionando problemas com o calor e a infiltração. Seu Gildásio, por exemplo, que foi um dos pais de família contemplados esta noite, me contou que quando chovia, era goteira para tudo quanto era lado e que ele tinha medo de o telhado cair, devido às condições da madeira de sustentação. No verão, parecia que o sol estava batendo na cabeça. Então, protege da insalubridade, da infiltração e melhora a ventilação da casa, trazendo qualidade de vida”.
Contemplado com o programa, o pedreiro aposentado Gildásio Francisco dos Santos, 67, casado com Rosana Dantas, 42, e pai de dois filhos adolescentes, se emocionou com a entrega. “Foi uma luta muito grande até chegar onde chegamos agora e eu estou muito feliz. O telhado sempre quebrava, com uma madeira fraca, e com o Morar Melhor tudo se modificou. O quarto dos meus filhos passou a ter ventilação, com a janela, e a minha casa ganhou um valor inexplicável, ficou muito mais confortável”, disse ele.
No imóvel onde vive com a família, foram realizados serviços como troca de telhado, reboco, instalações elétricas e sanitárias, contrapiso na varanda, pintura das paredes e colocação de portas e janelas. “Dá até gosto de receber os parentes”, completou, olhando para a varanda assentada e coberta e para a fachada pintada de amarelo.
Balanço – Desde o início do programa, em 2015, 56.330 casas já foram reformadas em mais de 300 localidades de Salvador. A meta é chegar a 60 mil casas beneficiadas até o final deste ano.
O Morar Melhor é considerado o maior programa de melhorias habitacionais do país e já foi utilizado como modelo para a implantação de programas semelhantes em outros estados e municípios. As melhorias habitacionais incluem a realização de serviços como reboco, assentamento de piso, pintura, troca de telhado, de kit sanitário, de portas e janelas.
A escolha das áreas é feita com base em critérios como: precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE e na observação de campo; áreas com maior predominância de domicílios sem revestimento; com maior predominância de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza e com maior incidência de mulheres chefes de família, entre outros requisitos. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.