A redefinição das atividades empresariais e o emprego rigoroso do Plano permitiram que a R. Carvalho voltasse a construir
por Isis Moraes
Referência da construção civil em Feira de Santana, a R. Carvalho está de volta ao mercado de incorporação imobiliária. Com 25 anos de atuação na cidade, a construtora, que foi a primeira do interior do Estado certificada com a norma de qualidade ISSO 9001:2000, enfrentou uma grave crise financeira em 2011. A paralisação das obras obrigou a empreiteira a recorrer a um Plano de Recuperação Judicial, proteção dada pela Lei para que as empresas que passam por dificuldades econômicas tenham condições de honrar seus compromissos e continuar suas atividades.
De acordo com o empresário Roberto Carvalho, presidente da construtora, a redefinição das atividades empresariais e o emprego rigoroso do Plano permitiram que a R. Carvalho voltasse a construir. “Nosso Plano de Recuperação recebeu o aval da Caixa Econômica e isso possibilitou a recontratação de 950 funcionários, a contratação de 572 novos trabalhadores, o aumento do fluxo de caixa, a liquidação de débitos com fornecedores e prestadores de serviços e a contratação de novas unidades habitacionais”, explica.
Roberto Carvalho salientou que a empresa já cumpriu todos os contratos de construção pendentes, mesmo sem a retomada plena das operações. “Assumimos o ônus de cada etapa em prol da recuperação e dos investimentos de terceiros feitos na empresa. Com isso, durante a tramitação do processo, nossos clientes conseguiram ter suas situações particulares resolvidas de forma personalizada. Cumprimos o compromisso assumido de concluir 100% dos empreendimentos e honramos com o pagamento a 100% dos clientes que tiveram seus empreendimentos descontinuados ou que, por qualquer motivo, solicitaram o seu distrato”, esclarece
O presidente da R. Carvalho informou ainda que o somatório de residências concluídas e entregues durante o período de recuperação judicial foi de 3.110 unidades. Quanto aos novos empreendimentos, ele disse que a empresa aguarda a assinatura da Caixa Econômica Federal para a contratação de 2.400 unidades habitacionais, acordadas em regime de empreitada com entidades, por meio do Programa de Crédito Solidário da Caixa, no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação. “Essa parceria transformará em realidade o sonho da casa própria para famílias de baixa renda”, observa.
Além dos empreendimentos concluídos, outras 5.323 unidades imobiliárias estão atualmente em construção, conforme Roberto Carvalho. A empreiteira, que hoje se encontra na 49º posição dentre as maiores construtoras do país, também está realizando manutenção em sete empreendimentos que estavam em construção à época da crise. “Estamos ultrapassando gradativamente este grande desafio. Não tem sido fácil, mas o aprendizado é grande e isso nos fortalece e nos torna mais experientes”, reflete.
Mesmo durante a crise, a R. Carvalho recebeu o apoio de seus clientes. Dono de três imóveis erguidos pela construtora, o administrador de empresas Raimundo Ribeiro do Nascimento disse que adquiriu os empreendimentos em função da qualidade. “As casas se destacam pelo alto padrão e pelo bom acabamento. Sei que houve problemas, mas a R. Carvalho está se recuperando e continuo confiando na empresa, que se mostrou honesta, cumprindo com as suas obrigações. Sempre que houver boas ofertas vou querer comprar”, afirma.
A educadora Eunice Gonçalves fez a sua primeira aquisição imobiliária pela empresa há cerca de oito meses. “Já conhecia os serviços da R. Carvalho e confirmei a qualidade com a estrutura da casa. Estou morando no imóvel e estou muito satisfeita. Gostei também da atenção que recebi. O atendimento de todas as pessoas com quem tratei foi muito bom. Isso faz diferença e gera confiança”, comenta.
Sócio da empresa Aço Bahia, Francisco de Assis Saraiva falou que nunca parou de fornecer matéria-prima à R. Carvalho. “Mesmo nos momentos de crise, continuamos a trabalhar em parceria, fortalecendo uma relação que já dura mais de 15 anos. A R. Carvalho ajuda a aquecer o mercado, principalmente em função do consumo que gera em todas as frentes. Para se ter uma ideia, apenas na nossa empresa, o volume de compra da construtora gira em torno de 15 a 20%, uma fatia muito boa, a maior dentre os meus clientes”, pondera.
Segundo dados fornecidos pela presidência da empresa, no auge da crise, a R. Carvalho foi líder de vendas no Feirão da Caixa, tendo comercializado, de 2011 até aqui, mais de 500 unidades habitacionais. Isso demonstra, na visão do empresário Roberto Carvalho, que a primeira batalha foi vencida. “A boa notícia é que a R. Carvalho está voltando ao mercado de incorporação ainda mais madura e decidida a impactar novamente, de forma positiva, a economia da região, onde sempre se destacou como a marca que mais entregou unidades habitacionais. Estamos mais experientes e acumulamos uma bagagem que torna a empresa mais resistente a qualquer oscilação de mercado. Assim, estamos retomando nossas atividades com a qualidade construtiva de sempre e com produtos de maior valor agregado”, garante.
O retorno das operações da R. Carvalho repercute de forma ampla em todo o município. Estabilizada, a construtora volta a movimentar a economia com novos negócios, favorecendo toda a cadeia do setor. “Renovamos nosso compromisso com a cidade. Hoje, a empresa se sente no dever de ser ainda melhor para todos. O mercado imobiliário volta, portanto, a contar com a R. Carvalho para fortalecer economicamente a região com a entrega e a contratação de novos empreendimentos”, assegura Roberto Carvalho.
Após repensar suas estruturas administrativas, operacionais e mercadológicas, a fim de garantir o sucesso nessa nova etapa, bem como a satisfação de seus clientes, a R. Carvalho tem como nova meta entregar 5.000 unidades habitacionais até 2015. “Agradecemos à população pelo apoio em um momento tão delicado e informamos que a R. Carvalho está voltando para continuar contribuindo para fazer de Feira de Santana um lugar muito melhor de se viver. Isso é mais do que um objetivo, é uma obrigação para com a nossa cidade”, conclui Roberto Carvalho.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada