Entidade gestora traz dicas sobre como iluminar espaços de forma ambientalmente correta e econômica e o que fazer com a lâmpada antiga que queimou
A iluminação é um ponto muito importante em qualquer ambiente, pois vai além de um elemento estético: ela influencia diretamente o conforto e a funcionalidade do espaço. Escolher a lâmpada certa pode transformar completamente a atmosfera de um lugar, criando sensações de aconchego, aumentando a produtividade ou promovendo o relaxamento, a depender da necessidade do ambiente. Pensando nisso, a Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – reforça a importância de escolhas conscientes para garantir eficiência e sustentabilidade.
“Existem diversos tipos de lâmpadas no mercado, cada uma com suas características e usos específicos. Nos últimos anos, muitas pessoas têm optado por lâmpadas de LED, pois elas são mais econômicas, duráveis e consomem menos energia. Já as lâmpadas fluorescentes, que eram muito populares no passado, contêm mercúrio, um resíduo perigoso para o meio ambiente. Por isso, é uma questão de saúde pública e proteção ao meio ambiente que essas sejam descartadas corretamente em pontos de entrega especializados. A Reciclus, por exemplo, oferece esses pontos de coleta em todos os estados do Brasil, garantindo que as lâmpadas fluorescentes sejam tratadas de forma segura e ambientalmente responsável”, afirma Camilla Horizonte, Gerente de Operações e Marketing da Reciclus.
Para ajudar na escolha do tipo de lâmpada mais adequado, Camilla explica que entender as características de cada modelo faz toda diferença. Existem lâmpadas que emitem luz mais quente, ideal para áreas de descanso, como salas de estar e quartos. Enquanto outras, com luz fria, são mais indicadas para ambientes de trabalho, como escritórios e cozinhas, onde a concentração e a visibilidade são essenciais. Além disso, levar em consideração a quantidade de luz necessária em cada ambiente ajuda a evitar o desperdício de energia, mantendo o conforto visual e a funcionalidade do espaço.
Outro aspecto importante, é se certificar na hora da compra quanto a procedência do produto e verificar se possui o selo do Inmetro. Esse selo garante que a lâmpada atende aos padrões de qualidade e segurança, assegurando um bom desempenho e economia de energia.
Para informações sobre os pontos de entrega da Reciclus, acesse https://reciclus.org.br/ e vá até a seção “Onde Descartar” para encontrar o local mais próximo de você. Atualmente, são mais de 3,9 mil pontos disponíveis em todo o país.
Sobre a Reciclus
Desde 2017, a Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – atua como entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. A organização operacionaliza a coleta segura, o transporte e a destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas. Comprometida com a construção da Educação Ambiental, concentra esforços na produção e disseminação de conhecimento, especialmente para crianças e jovens. Desde o início de suas operações, foram coletadas mais de 43,3 milhões de lâmpadas fluorescentes nos mais de 3,9 mil pontos de coleta disponibilizados pela Reciclus.