O propósito da iniciativa foi realizar compras conjuntas e reduzir custos
por Vivian Rodrigues
A união de um grupo de empresários em busca de mais força de negociação dentro do mercado baiano resultou na Rede Erguer, associação de empresas varejistas de materiais de construção. Tudo começou em abril de 2005, ano de lançamento da rede, criada por sete empresários do setor em Feira de Santana. A ideia inicial era realizar compras conjuntas e reduzir custos. Desde então, essa integração foi crescendo e muita coisa mudou.
Ronaldo Teodorio, gestor, e Raimundo Gomes, presidente da rede, conversaram com a revista Sacada e contaram a história de desenvolvimento da Rede Erguer.
Quatro anos após a criação, com crescimento contínuo de vendas e do número de revendedores associados, a profissionalização da rede tornou-se necessária e consequência natural do seu crescimento. O primeiro passo dado pela associação foi em 2009, com a contratação de um gestor, que intensificou ações para acelerar o crescimento do grupo.
De modo concomitante, a Rede Erguer viu sua parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) dar resultados. Agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, o SEBRAE trabalhou junto à rede, planejando mudanças e diretrizes de atuação, estimulando o empreendedorismo e capacitando os associados através de consultorias, a fim de aprimorar a qualidade dos serviços.
Teodorio destaca outro momento determinante para o fortalecimento do grupo: a participação da Erguer, em 2011, no Encontro Nacional de Redes de Materiais de Construção. “A partir do Enare aceleramos o nosso processo de desenvolvimento”, observa o gestor.
O encontro é referência no setor e reúne fornecedores, associados, presidentes, e gestores de 20 redes associativas de materiais de construção de todo o país, promovendo o aprendizado através da troca de informações e experiências em encontros que ocorrem a cada seis meses.
Após a primeira participação, o grupo conheceu outras redes associativas e iniciou seu plano de reestruturação. “A parceria com o SEBRAE, a participação no Enare e a experiência dos associados nos ajudaram no processo de reestruturação”, completa.
O próximo passo foi a padronização das lojas, desde fachadas à parte estrutura da rede. Paralelo a isso, o grupo buscou fortalecer a sua marca no mercado. “Começamos a desenvolver um trabalho voltado ao marketing, com campanhas planejadas durante todo o ano. Vamos ampliando o nosso leque de projetos de forma bem estruturada e crescendo a cada dia no mercado”, avalia Teodorio.
Segundo o presidente Raimundo Gomes, para que as campanhas de marketing e vendas deem certo, é fundamental conhecer as características de cada mercado. “Todas as cidades têm suas particularidades. Temos regiões com grandes centros e concorrência acirrada, como em Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista. Em outras regiões, as lojas da Rede Erguer são as maiores, não havendo tanta competitividade. Por isso fazemos diversas ações para nos defender e atacar a concorrência”, explica Raimundo.
Ele cita como exemplo a realização de feirões. “Compramos em grandes quantidades e realizamos feirões, para conquistar novos clientes. Assim, o lojista consegue elevar o nome da empresa, que é vista pelos clientes da região como uma loja que vende barato”, analisa.
Segundo Raimundo, a classe C trouxe um perfil novo de consumidor e a rede vem trabalhando para conquistá-lo. “Foi uma grande mudança de comportamento. Hoje, as pessoas querem comprar um produto de qualidade, porém com preço baixo. Por isso buscamos negociar grandes volumes, a fim de oferecer ao consumidor preços competitivos”.
Atualmente, nove anos após a sua fundação, a Rede Erguer conta com 28 associados e 50 pontos de venda em 40 cidades da Bahia, gerando 706 empregos diretos em todo o Estado. Esses números são resultado de muito trabalho e dedicação, demonstrado o reconhecido sucesso do grupo no mercado.
PERFIL DOS ASSOCIADOS
Crescendo a cada ano, a rede possibilita que empresários de outras localidades se integrem ao projeto e obtenham, a partir daí, descontos com fornecedores credenciados, desde que preencham alguns pré-requisitos. Um faturamento mensal de R$ 200 mil reais é um deles, mas o gestor Ronaldo Teodorio destaca outros pontos.
“Temos o cuidado de fazer uma pesquisa de perfil no mercado, onde avaliamos a idoneidade, além da parte financeira. Todos que entram na rede devem ter o mesmo perfil. Então, esse novo associado deve ter uma mente voltada para o associativismo. A partir do momento que ele entra na rede, deixa de ser um e passa a fazer parte de um todo”.
NOVOS PROJETOS
Para Raimundo e Ronaldo, o objetivo desse ano é trabalhar e consolidar a parte estrutural da empresa através do planejamento estratégico. “A Rede Erguer está passando por uma nova transformação estrutural. Para a padronização interna e layoutização das lojas, por exemplo, contratamos a empresa Candossim Cabana, responsável por projetos dos principais home centers do Brasil, com o objetivo de desenvolver e projetar um desenho padrão para as nossas lojas. Também estamos investindo em capacitação para os associados e colaboradores”, ressalta o presidente.
Segundo ele, os associados e gerentes estão sendo capacitados todos os meses, através de palestras e consultorias. Já os vendedores e demais funcionários vêm passando por treinamentos e cursos on-line focados no segmento. Além disso, os associados recebem visitas periódicas dos gestores em seus pontos de venda por toda a Bahia.
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
Outra novidade do grupo é a implantação do Centro de Distribuição (CD) aliado ao projeto de importação de produtos da China. Com ótimos investimentos, a Rede Erguer realiza a construção de um novo Centro de Distribuição, que irá possibilitar as negociações e as operações logísticas da rede. Instalado no núcleo CIS 324, em Feira de Santana, o CD ocupará uma área de 40 mil metros quadrados, sendo 12 mil de área construída, e irá auxiliar no abastecimento do estoque das lojas do grupo.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada