O local contará com o exclusivo Bardi Café, uma cafeteria dedicada a homenagear a arquiteta modernista Lina Bo Bardi, autora dos bancos Girafa que adornam o balcão do bar café.
Arte e inovação são a combinação chave para o showroom que a Rio Ave inaugurou na última sexta-feira (13), em Pernambuco, dentro da Loja Dona Santa, na Boa Viagem, para o lançamento do seu empreendimento, Jardins Ângela Vieira.
A construtora, conhecida por sua abordagem transformadora, reafirma sua essência moderna e autêntica através de um projeto que celebra a história da arquitetura nacional e de projetos icônicos realizados por ela ao longo dos anos.
Com mobiliários dos mestres Oscar Niemeyer, Zanine Caldas, Lina Bo Bardi, Sérgio Rodrigues e luminárias Louis Poulsen, o espaço foi cuidadosamente planejado para celebrar as joias da arquitetura. Ambientado para transmitir o requinte de uma joalheria, o espaço permitirá que os visitantes mergulhem na história de cada uma das peças de mobiliário expostas, assim como de seus autores, por meio de um QR code em totens postos ao lado das peças.
O showroom, que tem projeto desenvolvido pelo Núcleo de Arquitetura da Rio Ave, vai proporcionar aos visitantes conhecer mais profundamente por meio de ferramentas interativas e de uma grande maquete, o Jardins Ângela Vieira, empreendimento de alto padrão que traz tecnologia e sustentabilidade em uma proposta inovadora para o bairro de Boa Viagem.
Os projetos ícones da Rio Ave também farão companhia ao novo empreendimento e à seleção estrelar do mobiliário, oportunizando aos visitantes mais conhecimento e cultura. Ao todo, serão 10 projetos expostos em mini maquetes e telas interativas, proporcionando uma experiência sensorial que aproxima o público dos conceitos de cada empreendimento.
O lançamento do showroom tem a presença do arquiteto Greg Bousquet, do AO Arquitetura, e do paisagista Guilherme Takeda, do Takeda Design, que atuaram nos projetos arquitetônico e paisagístico, respectivamente, do Jardins Ângela Vieira. Imprimindo conforto e uma atmosfera diferenciada, o local contará com o exclusivo Bardi Café, uma cafeteria dedicada a homenagear a arquiteta modernista Lina Bo Bardi, autora dos bancos Girafa que adornam o balcão do bar café.
Mobiliário:
Banco Marquesa e poltrona Easy Chair
Criados na década de 70 por Oscar Niemeyer, em parceria com sua única filha Anna Maria, também arquiteta e designer nacional, o banco Marquesa e a poltrona Easy Chair, são móveis considerados ícones do design brasileiro.
Poltrona Zeca
Zanine Caldas foi reconhecido como Mestre da Madeira. A Poltrona Zeca, criada no início da década de 1960, é um ícone do design brasileiro e traduz com harmonia a essência do seu trabalho.
Cantu e Beg
Assinadas por Sérgio Rodrigues, a cadeira Cantu, lançada em 1958 e premiada em 1961 como terceiro lugar no Concurso Internacional do Móvel, e a poltrona Beg, que foi criada em 1967 para reuniões do Banco do Estado da Guanabara, são duas peças ícones do autor, que é considerado o maior nome do design de mobiliário brasileiro.
Banqueta Girafa
A arquiteta Lina Bo Bardi criou a banqueta Girafa em 1968. Feita de madeira brasileira maciça, a banqueta é inspirada no banquinho de três pés desenhado pelo designer finlandês Alvar Aalto.