Como usar as mídias sociais a favor da sua empresa?

Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada Por Silvana Ferraz 

Foto: Reprodução

Com o avanço da internet nos últimos anos e a proliferação de redes sociais, o número de brasileiros com acesso ao ambiente virtual aumentou 13,9% em comparação ao mesmo período de 2012, segundo dados da pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen Online.

A busca por notícias, o contato com amigos e a procura por informações sobre produtos e serviços são os principais motivos para que internautas usem as mídias sociais. Diante disso, empresas de todos os segmentos passaram a usar essas mídias como estratégias para agregar novos clientes, consolidar sua marca, além de divulgar seus produtos e serviços. E este cenário não é diferente no setor imobiliário.

Uma pesquisa realizada por Pedro Quintanilha, pós graduando em Marketing e Design Digital e consultor em Gestão Empresarial e Marketing digital, revela que 79,1% dos corretores usam as redes sociais para vender imóveis. 1.148 questionários foram respondidos por corretores de imóveis de 22 estados do Brasil. Destes, 72% não possuem fanpage personalizada; 80,2% compartilham conteúdos do mercado imobiliário nas redes; 81,2% interagem com o per_ l de outras empresas do segmento; 59,2% criam álbuns para seus imóveis; 84,3% se apresentam como corretor no seu per_ l e 72,6% adicionam seus clientes.

A pesquisa ainda revela que 47,4% dos corretores já conquistaram clientes potenciais através do facebook. Destes, 22,3% venderam ao cliente; 20% ainda estão negociando e 57,5% ainda não venderam.

Por isso, a Revista Sacada foi buscar dicas de como usar as mídias sociais em favor dos negócios. A Tacitus Tecnologia, empresa de marketing digital sediada em Feira de Santana, nos deu orientações muito proveitosas. “Façam pesquisas e procurem entender o seu cliente, o que pode gerar interesse e o que ele gostaria de ver e compartilhar em suas páginas. A empresa na rede social acaba se tornando uma pessoa que cria uma ponte com o cliente. Dê atenção especial ao que elas falam”, aconselha Robert Amorim, analista de Marketing Digital da Tacitus. Mas vá com calma. Antes de trabalhar o potencial da sua empesa nas redes sociais, analise também se a sua equipe está preparada para tal tarefa. Erros gramaticais, lentidão em fornecer respostas e material visual com má qualidade são pontos que prejudicam muito o relacionamento com o cliente, podendo, inclusive, afastá-lo de vez. Robert Amorim lembra que contratar um profissional para darconta desse trabalho é muito mais lucrativo. “O marketing digital para redes sociais requer pesquisa,estudo e habilidades para lidar com todas as ferramentas, procure um profissional que atue na área para entender mais e ingressar sua companhia na rede”.

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