Feira será a primeira cidade do nordeste a ter controle inteligente de trânsito

O sistema inteligente vai dinamizar o trânsito local 

Foto: Reprodução

O serviço de modernização do sistema de semáforos de Feira de Santana deverá ficar pronto em quatro meses. A cidade vai ser a primeira do Norte e Nordeste a implantar um sistema inteligente de controle do trânsito.

Todo o processo foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 14, por técnicos da Sinales, que venceu a licitação, e da empresa que vai fornecer os controladores, que serão instalados em 35 pontos. De acordo com os técnicos, a prioridade vai ser dada ao transporte público, BRT, onde os ônibus serão dotados de equipamento eletrônico, e o sinal estará sempre no estágio verde. O sistema também vai permitir que, pela internet, os motoristas saibam qual a melhor rota a seguir e possíveis correções poderão ser feitas por um operador que fica na Central de Controle Operacional.

Também foi apresentada a sinalização vertical, como os 16 portais, que serão colocados sobre ruas e avenidas, e os 13 semiportais, com informação apenas em um dos lados – orientações sobre origem e destino, e as 14 faixas elevadas, que darão maior segurança aos pedestres e às pessoas com dificuldade de descolamento ou cadeirantes.

O superintendente de trânsito, Francisco Junior, destacou a interação pela internet, entre o sistema e os motoristas. Quem se cadastrar no site vai receber informações em tempo real e todos poderão se informar numa conta que será aberta no twitter. “Vai ser uma maneira de se saber qual o melhor caminho para seguir”.

Segundo o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o sistema inteligente não apenas vai dinamizar o trânsito local, colocando-o entre os mais modernos do país, mas torna o transporte de massa eficiente. 

Leia também

Em destaque