As reclamações dos passageiros foram ouvidas e o secretário de Transportes e Trânsito afirmou que todas as demandas serão analisadas pela administração municipal
O secretário de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy, disse que as audiências públicas são instrumentos que aproximam ainda mais o governo da comunidade, com a apresentação das suas demandas. Ele e o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, participaram, na manhã do dia 18, sexta-feira, de uma audiência promovida pelo Ministério Público, que colocou em evidência os problemas do transporte urbano.
O evento aconteceu no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e contou com a participação ativa de passageiros, representantes de associações sindicais, da Câmara de Vereadores e do Sincol, que é o sindicato das empresas permissionárias. Mais de 30 pessoas se inscreveram para falar e apresentar as suas demandas.
Ebenezer Tuy mostrou o que a SMTT vem fazendo desde o ano passado, com a fiscalização das condições dos veículos, bem como a apreensão e a retirada do sistema daqueles que estavam com mais de dez anos de uso – a lei municipal limita a uma década a vida útil, e a apreensão de mais de 70 ônibus, mais a renovação da idade da frota local.
O secretário ouviu as reclamações dos passageiros e afirmou que todas as demandas serão analisadas pela administração municipal e agradeceu a participação do MP. Afirmou que muito já foi feito e que ainda há muito o que fazer neste setor. Enfatizou que o governo não está parado e busca soluções, como a futura instalação do BRT.
O promotor público Sávio Damasceno disse que o assunto é um dos mais debatidos na cidade e que a audiência teve como objetivo colaborar para a melhora do transporte público da cidade, a partir das informações passadas pelos passageiros. “Aqui é o meio, não o fim”, pontuou. Afirmou que recentemente fez uma avaliação da qualidade dos veículos, por amostragem, e todos que os observados foram reprovados.