Peterson Carvalho traz no Aiktemaki uma nova proposta de se comer comida japonesa
por Silma Araújo
De forma despretensiosa, o empresário e publicitário Peterson Carvalho aceitou os desafios que a vida lhe ofertou e, com criatividade, criou um segmento inédito na cidade feirense através da temakeria AikTemaki, especializada em comida japonesa no estilo fastfood.
Decidido a montar o negócio, o empresário dedicou-se a pesquisar sobre o segmento e percebeu que teria duas linhas a seguir: ou montaria uma temakeria mais chique ou mais despojada, com a ideologia do fastfood. E foi essa última alternativa que seguiu. Americanizou a comida japonesa ao tirar a cerimônia que se tinha para comê-la, deixando o cliente à vontade, com um cardápio repleto de fotos dos pratos, além de preço acessível. “Formatei o negócio de forma que tivesse o conceito das grandes empresas do ramo de fastfood, porque a minha cidade merece ter algo ao nível de negócios de grandes cidades”, exalta.
E para uma proposta ousada, nada como um local com conceito também diferenciado. A AikTemaki foi instalada no Villa Container Mall, shopping designer localizado na Avenida Maria Quitéria, com estrutura montada a partir de containers, equipamentos comumente utilizados no transporte de grandes cargas. O Villa é o primeiro shopping container da América Latina. Segundo o empresário, um dos requisitos mais importantes para qualquer negócio é a localização e isso ele já tinha, pois, com endereço na Avenida Maria Quitéria, a visibilidade seria favorável e os passos para a expansão viriam através do trabalho com dedicação. “Em maio de 2014 abrimos a loja e percebi que as pessoas gostaram da ideia. Pensei então no projeto de expansão. Depois de três meses, inauguramos uma loja na Rua São Domingos e, após mais três meses, abrimos outra na Avenida Getúlio Vargas. A intenção foi colocar a AikTemaki nos principais vetores da cidade”, afirma.
Quanto ao padrão criado para a marca, Peterson mostra que a busca pela qualidade é o motivador para transformá-la em referência no segmento. “Para vender precisamos ter uma comida japonesa diferenciada e para isso não medimos esforços”, pontua.
O empresário pretende expandir a marca para outras cidades. “Com o padrão que construímos de uma loja com conceito inovador que tem a preocupação da sustentabilidade e entendendo que o nosso cardápio vende saúde, a AikTemaki poderia estar em qualquer cidade de grande porte. E isso atrai novas propostas”, revela.
Com aproximadamente 30 colaboradores diretos e indiretos, o próximo passo da empresa é reposicionar a AikTemaki do Villa Container, dando-lhe acesso direto à Avenida Maria Quitéria. Assim, a temakeria ficará de fato voltada para público que trafega no local – uma média de 3 mil carros por hora. Outra novidade é a proposta de instalar a unidade no shopping que será construído na Avenida Noide Cerqueira.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.