Valorização do bairro Santa Mônica atrai novos investimentos

O local tem atraído investidores comerciais, sobretudo na Rua São Domingos, que se tornou um dos points gastronômicos e de entretenimento da cidade

Foto: Sacada

por Louise Farias

O bairro Santa Mônica é considerado um dos mais tradicionais de Feira de Santana. A região tem sido muito requisitada, tanto para a moradia quanto para o comércio, por estar localizada próxima ao centro da cidade, possuir inúmeros prédios, além de casas e terrenos amplos.

O local tem atraído investidores comerciais, sobretudo na Rua São Domingos, que se tornou um dos points gastronômicos e de entretenimento da cidade. A via conta com varias opções de bares, restaurantes e lanchonetes. Valdeck Rodrigues é proprietário do Bar Cortiço instalado nessa rua há 37 anos. Ele se orgulha de ter sido um dos primeiros empresários a apostar no bairro. “Em 1977, comprei o terreno onde hoje funciona o meu bar. comprei o terreno onde hoje funciona o meu bar. Na época, quase não existiam imóveis na redondeza. Hoje, a São Domingos é super-requisitada. Com o meu negócio, consegui conquistar clientes, alcançar meu sucesso financeiro, além de gerar 17 empregos diretos”, revela.

A Rua São Domingos ainda conta com um dos maiores hotéis de Feira de Santana. Inaugurado em 2013, o Hotel Atmosfera possui 87 apartamentos para receber os hospedes com conforto e sofisticação. Marcelo Alexandrino, proprietário do empreendimento, explica a escolha da localização. “O bairro Santa Monica é uma área nobre da cidade, possui um bom acesso e circulam pessoas que buscam consumo. Para o nosso hotel que também conta com um pequeno shopping e salas para escritórios, esse era o perfil ideal”.

Nas demais ruas do bairro, farmácias, supermercados e padarias também são encontrados facilmente, evitando assim que os moradores precisem se deslocar para o centro da cidade. Luciana Mascarenhas administra a Panificadora Santa Mônica, uma das mais antigas do bairro.

O estabelecimento foi inaugurado no ano de 1979 e passou de geração para geração. “Minha família morava no bairro e então decidiu abrir a padaria. Meu pai sempre esteve à frente do negócio e há seis anos passei a cuidar do comércio que continua atraindo clientes por conta da tradição, atendimento e delícias produzidas com todo o carinho.”

Dona Carmelita Sena mora na Santa Mônica há 70 anos e se diz apaixonada pelo local. “Sou uma das moradoras mais antigas daqui. A Santa Mônica era formada por chácaras e as ruas não possuíam calçamento. Hoje, está essa maravilha. Acho o bairro muito legal e nem penso em me mudar daqui”.

Já o motorista Carlos Reis, morador do bairro há 44 anos, reclama da expansão comercial. “Nasci e me criei aqui, mas hoje me sinto incomodado com o grande movimento de carros e pessoas, principalmente durante os finais de semana. Faltam vagas para estacionamento e o sossego acabou por aqui”.

De acordo com Humberto Brandão, diretor da Nobel Imóveis, a Santa Mônica ajuda a movimentar o mercado imobiliário de Feira de Santana. “Nos últimos dois anos, os imóveis situados no bairro tiveram uma valorização significativa por conta do crescimento da cidade, que fez com que as regiões mais próximas ao centro se destacassem. Atualmente, a Rua São domingos pode ser considerada uma das mais valorizadas da cidade. O metro quadrado gira em torno de 3 mil reais, enquanto nas demais ruas do bairro custa em média mil reais.”

José Tadeu da Silva, um dos sócios da Atual Imobiliária, destaca a crescente verticalização no bairro. “A Santa Monica possui vários prédios em construção, além de lançamentos futuros. As grandes casas do bairro têm sido compradas pelas construtoras e em seguida são demolidas para a utilização dos terrenos. A região também se destaca pela sua organização e planejamento diferenciado.”

Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Foto: Sacada

Leia também

Em destaque