Com mudanças executivas, Naoko Yamamoto assume a liderança no Brasil e Shigeo Nakamura se torna líder global da companhia

O Grupo Ajinomoto, líder mundial na produção de aminoácidos, anuncia mudanças em sua liderança global a partir deste mês. Shigeo Nakamura, que assumiu a liderança global do Grupo Ajinomoto em 3 de fevereiro, deixa o cargo de presidente da Ajinomoto do Brasil. Naoko Yamamoto assume a presidência no país, tornando-se a primeira mulher na história a liderar a Ajinomoto do Brasil, acumulando também os cargos de Executive Officer e General Manager da Divisão América Latina, Ajinomoto Co., Inc.
A executiva traz para o mercado brasileiro vasta experiência na indústria alimentícia ao redor do mundo. No grupo desde 1991, Naoko iniciou sua carreira na Filial de Fukuoka, no Japão, e construiu uma trajetória de sucesso na companhia até chegar à Malásia, onde foi nomeada presidente. Além disso, atuou como Gerente Geral Global de RH, com forte dedicação à gestão de talentos e cultura organizacional—valores que agora levará para sua nova posição no Brasil.
Sua missão será dar continuidade ao fortalecimento dos negócios no país e a expansão dos segmentos de Produtos Alimentícios e de Bio & Fine da organização, além de conduzir as estratégias de crescimento da companhia e ampliar as iniciativas nas frentes de sustentabilidade e inovação.
A Ajinomoto do Brasil tem o compromisso de atuar alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam alcançar um mundo mais igualitário e sustentável até 2030. “Queremos aprimorar a ciência dos aminoácidos, a AminoScience, e fortalecer nossos ativos intangíveis – pessoas, tecnologia, clientes e organização – sempre com um olhar sustentável. E temos certeza de que a experiência no negócio somada à liderança feminina inspiradora da Naoko Yamamoto vá contribuir muito para impulsionar esta evolução no Brasil”, destaca Shigeo Nakamura, novo CEO do Grupo Ajinomoto.
Com a transição, além de reforçar a cultura de desenvolvimento de pessoas, o Grupo Ajinomoto torna ainda mais sólido seu compromisso com a excelência, a inovação, a diversidade e o crescimento sustentável, consolidando-se como um dos principais players globais do setor.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no país desde 1956, a Ajinomoto do Brasil é referência em aminoácidos e amplamente conhecida por seus produtos de varejo, como Tempero SAZÓN®, Refrescos MID®, Sopas VONO® e o próprio AJI-NO-MOTO®, além de atuar no segmento de food service (alimentação fora do lar). A empresa oferece produtos de alta qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Tem como propósito contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta utilizando sua expertise em “AminoScience”, a ciência dos aminoácidos, da produção à aplicação, por meio de um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir do Biociclo – processo circular de produção sustentável -, com menor impacto no meio ambiente. Com quatro fábricas no interior de São Paulo e sede na capital, emprega cerca de 3 mil pessoas e atende mercados internos e externos. Globalmente, o Grupo Ajinomoto emprega mais de 34 mil pessoas, conta com 116 fábricas e produtos vendidos em mais de 130 países. Em 2023, teve um faturamento global de US$ 9,9 bilhões e nacional de R$ 3,3 bilhões.