Marca brasileira investiu R$ 30 milhões em inovação em 2025 com a inauguração da Casa Bontempo, em São Paulo, e projeta nova fase de crescimento sob o comando da sexta geração da família fundadora

Fachada da primeira loja da Bontempo em São Paulo, da década de 1990
Fundada em julho 1978, na cidade de São Marcos, na Serra Gaúcha, a Bontempo nasceu do olhar visionário dos irmãos Rudimar, Rosmar e Rudinei Stedile. Ao longo de quase cinco décadas, construiu uma trajetória marcada pela combinação entre herança familiar, excelência fabril e sofisticação estética. O que começou com a produção de guarda-sóis e almofadas – um complemento aos móveis de jardim fabricados pelo pai dos fundadores, e que deu origem ao nome Bontempo – transformou-se em um dos principais players do setor moveleiro de alto padrão no Brasil, com 55 lojas distribuídas entre Brasil, Chile, Uruguai e Estados Unidos.
Com mais de 40 mil m², o parque fabril da marca é reconhecido como um dos mais modernos da América Latina, integrando automação de ponta e acabamento artesanal. Com uma equipe formada por cerca de 2.500 profissionais diretos e indiretos, a Bontempo opera um sistema produtivo flexível, orientado por dados, performance e alto grau de personalização.
No ano em que completa 47 anos, a marca destinou mais de R$ 30 milhões para a criação de um espaço-conceito de 1.500m², pensado para funcionar como um centro de experiências para arquitetos, designers, franqueados e clientes: a Casa Bontempo. Inaugurada em março deste ano, na Avenida Rebouças, em São Paulo, o projeto arquitetônico com assinatura do escritório FGMF se tornou palco para encontros, talks e ativações que transitam entre arte, moda, design e gastronomia, refletindo o novo momento da marca, mais conectado, sensorial e contemporâneo. Nos três primeiros meses de operação, a Casa Bontempo recebeu mais de 3 mil visitantes de cinco países (Argentina, Chile, EUA, Gana e Suíça), além de representantes de 22 Estados brasileiros (alcançando quase 80% do território nacional).
O espaço também abriga um acervo permanente de obras de arte, adquirido sob o olhar da curadora e pesquisadora Ana Carolina Ralston, e que reúne obras de artistas consagrados como Vik Muniz (1961), Tomie Ohtake (1913 – 2015) e Véio (1947), e de outros nomes promissores, como Bu’ú Kennedy (1978), Túlio Pinto (1974), Fraus (1995) e Leandro Lima (1976). No total são 11 obras, dispostas nos três pavimentos da Casa e no jardim, que celebram a paixão da Bontempo pelo cenário artístico nacional e sua influência no design.
A abertura do novo espaço também marcou o lançamento da coleção Casa 001/25, primeira linha autoral de móveis soltos da marca, criada em colaboração com cinco designers brasileiros – Roberta Rampazzo, Atelier BAM Design, Bruno Faucz, FGMF Arquitetos e Luan Del Savio. Com investimento aproximado de R$ 1 milhão, a coleção representa um desdobramento natural do DNA criativo da Bontempo, ampliando as possibilidades de personalização para além dos ambientes planejados.
A Casa também concretiza o primeiro grande projeto de Rafaela Stedile, sexta geração da família fundadora, que assume o cargo de Diretora de Mercado, após 18 anos de experiência, com passagens pelas mais diferentes áreas da Bontempo – desde a produção na fábrica, até a diretoria executiva. “Nós temos compromisso com a liberdade criativa. Aliamos a alta tecnologia à marcenaria para atender com excelência àqueles que desejam refletir sua identidade em cada detalhe da casa. Para nós, completar 47 anos trazendo projetos com esse foco em inovação e personalização é mais do que apenas um desafio, é uma missão a ser cumprida”, afirma Rafaela.
Nos últimos quatro anos, a marca sustentou um crescimento médio anual de 20% e vem ampliando o investimento em frentes estratégicas, incluindo a jornada do cliente nos pontos de venda. Um dos destaques é o Espaço Esperienza, presente na Casa Bontempo e em 20 lojas da rede de franquias, que oferece recursos como realidade aumentada, moodboards físicos e uma biblioteca sensorial de materiais, tudo pensado para facilitar decisões e reforçar a conexão com os especificadores e clientes finais do negócio.
Até 2026, outras 15 franquias contarão com o Espaço Esperienza no showroom e a marca prevê ainda abertura de cinco novas unidades franqueadas, com entrada em dois novos Estados.
“Chegar aos 47 anos é um marco que nos enche de orgulho e, ao mesmo tempo, traz muita responsabilidade. Nossa paixão pelo mobiliário e o cuidado em cada processo nos movem diariamente — seja na busca por soluções técnicas extraordinárias, seja na forma como enxergamos a singularidade das pessoas. Se somos ímpares, nossos lares também devem refletir essa diversidade”, destaca Rudimar Stedile, diretor executivo e sócio fundador da Bontempo.
Ao projetar o futuro, a Bontempo reafirma os pilares que sustentam sua trajetória: excelência em design e fabricação, sofisticação na experiência de marca e uma visão estratégica guiada pela personalização e pelo respeito à história de cada cliente.