Desenvolvida pela empresa, Jornada Acadêmica desenvolve ações junto a instituições de ensino, fomentando a empregabilidade e o conhecimento científico
O projeto Jornada Acadêmica, desenvolvido pela Bracell Bahia, foi um dos cases de sucesso apresentados durante o primeiro dia do 19º Congresso ABRH Bahia, realizado na capital baiana, nesta quinta-feira, 18. O evento – voltado para profissionais de recursos humanos, líderes empresariais, estudantes e entusiastas de inovação, cultura organizacional e saúde no trabalho –, segue até esta sexta, 19, no Centro de Convenções de Salvador.
Criado com o objetivo de aproximar instituições de ensino superior para fomentar a empregabilidade e o conhecimento científico, a Jornada Acadêmica realiza ações dentro de uma estratégia de marca empregadora da Bracell, visando a tornar a empresa ainda mais atrativa para os estudantes de diversas formações, cativando novos talentos. Além do potencial de gerar empregos para uma nova geração, contribui para o desenvolvimento profissional dos estudantes e amplia o conhecimento técnico sobre a atuação da companhia, que é líder global na produção de celulose solúvel.
“A aproximação com essas instituições de ensino é uma importante ação para a atração de talentos, fomentando o desenvolvimento com direcionais de carreira e oficinas e workshops de currículos, ajudando, desta forma, com a capacitação de novos profissionais”, afirma Matheus Coutinho Leal, analista sênior de RH da Bracell e idealizador da Jornada Acadêmica.
O projeto, que evidencia as boas práticas na área de gestão de pessoas, foi reconhecido na categoria Jovem Profissional do Prêmio Ser Humano 2023, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Bahia (ABRH Bahia). Em virtude disso, a empresa foi convidada para estar no Congresso deste ano.
“Estar neste evento foi uma ótima oportunidade de compartilhar os principais insights do projeto, desafios e resultados alcançados na sua implantação para que outras empresas possam se inspirar e replicar suas organizações”, destaca Leal. Segundo ele, os estudantes que participam do projeto têm acesso a mentorias com profissionais com vasta experiência de mercado e realizam visitas técnicas promovidas na empresa. A Bracell também participa de eventos nas instituições de ensino superior.
Sobre a Bracell
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.