Conheça 11 curiosidades sobre a história de uma das maiores marcas de beleza do Brasil

A Haskell Cosméticos começou como um produto para auxiliar mulheres com tratamentos em casa, há mais de 20 anos, hoje é uma indústria

Foto: divulgação

A trajetória árdua dos empreendedores brasileiros é normalmente baseada em dificuldades durante o processo. Se inspirar em histórias, empresas e pessoas de sucesso é um estímulo para conquistar pessoas de todas as idades. E uma das metas de Ana Márcia Sena, fundadora da Haskell Cosméticos, a geração de empregos é a sua maior missão de vida. Aos 60 anos, a mineira conta que o início do seu negócio foi muito duro, com dificuldades, mas nunca lhe faltouo força para não desistir.

Confira 11 curiosidades sobre a história da Haskell Cosméticos, liderada até hoje por Ana Márcia Sena:

  • Antes de fundar a Haskell Ana Marcia Sena era cabeleireira. Haskell significa ‘Poder de Deus’ em polonês, e foi escolhido por uma das filhas durante a leitura de um livro;
  • A mineira chegou a quebrar e fechar lojas por má gestão. E ainda, teve créditos negados;
  • Bem no início, um químico a ajudava a fazer as formulações, e Ana produzia em casa. Seu primeiro produto foi à base da folha da mandioca. Há 200 anos, o insumo somente era usado em suplementos alimentares, e quase não existia utilizar produtos para comer em cosméticos capilares;
  • A Haskell foi a primeira empresa brasileira, no mundo, a lançar um produto capilar à base de Mandioca;
  • A marca teve uma virada de chave e crescimento veloz, em 2015, durante uma forte crise que o Brasil atravessava. Na contramão do cenário nacional, a Haskell lançou sua segunda linha, a Cavalo Forte. Os produtos à base de biotina,queratina e pantenol revolucionaram o mercado e fez a player crescer 40%. Naquela época, as mulheres compravam xampu de cavalo para usar no cabelo, e Ana teve a ideia de fazer isso para humanos. A fábrica que já tinha 14 mil metros quadrados, após o lançamento da linha Cavalo Forte, dobrou de tamanho;
  • A empresa não utiliza parabenos, é cruelty-free, possui selos como o Eu-Reciclo e o Vegano;
  • A Haskell possui frota própria de caminhão e distribuição. Lançou seu e-commerce só em 2020, durante a pandemia. Mas suas vendas continuam forte no varejo físico, com mais de 4 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil, e em países espalhads por todos os continentes do planeta;
  • A player está sediada desde a sua criação em Viçosa, zona da mata, em Minas Gerais. E atualmente, detém um polo industrial de mais de 35 mil metros (m2), trata 100% do esgoto industrial e doméstico da empresa, e reflorestou 30 mil m2 de area com plantas nativas da região.
  • Criada na roça, Ana Márcia Sena resgatou todo o seu conhecimento em plantas e ervas aliado a tecnologia e inovação para fazer da Haskell uma das primeiras grandes indústrias de cosméticos naturais do Brasil. Sua história envolve inovação, persistência, coragem e muito trabalho. O propósito da marca é democratizar a beleza e dar voz às mulheres. Brasilidade, geração de emprego e matéria-prima natural são os pilares que norteiam o trabalho desenvolvido pela marca;
  • Em 2019 a marca lançou a Haskell Esmaltes, sua nova vertente beauty com produtos veganos, cores autorais, nomes divertidos e dois produtos complementares: uma base com biotina e um extra Brilho;
  • Todos os produtos têm ativos naturais, inclusive as tinturas. Elas possuem manteiga de avelã. Hoje são mais de 100 produtos no portfólio da Haskell Cosméticos.
Ana Márcia Sena, presidente da Haskell Cosméticos

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