A Haskell Cosméticos começou como um produto para auxiliar mulheres com tratamentos em casa, há mais de 20 anos, hoje é uma indústria
A trajetória árdua dos empreendedores brasileiros é normalmente baseada em dificuldades durante o processo. Se inspirar em histórias, empresas e pessoas de sucesso é um estímulo para conquistar pessoas de todas as idades. E uma das metas de Ana Márcia Sena, fundadora da Haskell Cosméticos, a geração de empregos é a sua maior missão de vida. Aos 60 anos, a mineira conta que o início do seu negócio foi muito duro, com dificuldades, mas nunca lhe faltouo força para não desistir.
Confira 11 curiosidades sobre a história da Haskell Cosméticos, liderada até hoje por Ana Márcia Sena:
- Antes de fundar a Haskell Ana Marcia Sena era cabeleireira. Haskell significa ‘Poder de Deus’ em polonês, e foi escolhido por uma das filhas durante a leitura de um livro;
- A mineira chegou a quebrar e fechar lojas por má gestão. E ainda, teve créditos negados;
- Bem no início, um químico a ajudava a fazer as formulações, e Ana produzia em casa. Seu primeiro produto foi à base da folha da mandioca. Há 200 anos, o insumo somente era usado em suplementos alimentares, e quase não existia utilizar produtos para comer em cosméticos capilares;
- A Haskell foi a primeira empresa brasileira, no mundo, a lançar um produto capilar à base de Mandioca;
- A marca teve uma virada de chave e crescimento veloz, em 2015, durante uma forte crise que o Brasil atravessava. Na contramão do cenário nacional, a Haskell lançou sua segunda linha, a Cavalo Forte. Os produtos à base de biotina,queratina e pantenol revolucionaram o mercado e fez a player crescer 40%. Naquela época, as mulheres compravam xampu de cavalo para usar no cabelo, e Ana teve a ideia de fazer isso para humanos. A fábrica que já tinha 14 mil metros quadrados, após o lançamento da linha Cavalo Forte, dobrou de tamanho;
- A empresa não utiliza parabenos, é cruelty-free, possui selos como o Eu-Reciclo e o Vegano;
- A Haskell possui frota própria de caminhão e distribuição. Lançou seu e-commerce só em 2020, durante a pandemia. Mas suas vendas continuam forte no varejo físico, com mais de 4 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil, e em países espalhads por todos os continentes do planeta;
- A player está sediada desde a sua criação em Viçosa, zona da mata, em Minas Gerais. E atualmente, detém um polo industrial de mais de 35 mil metros (m2), trata 100% do esgoto industrial e doméstico da empresa, e reflorestou 30 mil m2 de area com plantas nativas da região.
- Criada na roça, Ana Márcia Sena resgatou todo o seu conhecimento em plantas e ervas aliado a tecnologia e inovação para fazer da Haskell uma das primeiras grandes indústrias de cosméticos naturais do Brasil. Sua história envolve inovação, persistência, coragem e muito trabalho. O propósito da marca é democratizar a beleza e dar voz às mulheres. Brasilidade, geração de emprego e matéria-prima natural são os pilares que norteiam o trabalho desenvolvido pela marca;
- Em 2019 a marca lançou a Haskell Esmaltes, sua nova vertente beauty com produtos veganos, cores autorais, nomes divertidos e dois produtos complementares: uma base com biotina e um extra Brilho;
- Todos os produtos têm ativos naturais, inclusive as tinturas. Elas possuem manteiga de avelã. Hoje são mais de 100 produtos no portfólio da Haskell Cosméticos.