Empresário aposta em informação, instalação qualificada e showroom funcional
Fernando Oliveira construiu sua trajetória no segmento de aquecimento em Feira de Santana a partir da experiência adquirida em uma fábrica do setor. Após alguns anos como funcionário, decidiu atuar por conta
própria, executando serviços para empresas da cidade. Assim, passou a ser um profissional acionado pelas
lojas que vendiam equipamentos, mas não ofereciam instalação. Foi o crescimento desta demanda que o
fez pensar na possibilidade de unir venda e execução.
Sem ponto comercial no início, operou usando um CNPJ emprestado e foi ampliando o trabalho de forma gradual. Hoje, a Fernando Aquecedores tem loja física há quatro anos e conta com 13 colaboradores. Em
2024, o espaço passou por uma reforma para abrigar um showroom funcional que, segundo ele, marcou uma mudança na relação com o cliente.
Lá, os clientes podem visualizar o desempenho dos equipamentos e compreender melhor o funcionamento dos sistemas de aquecimento. “Comecei com uma loja simples e ano passado eu reformei e fiz um showroom funcional, o que foi uma virada de chave, porque o cliente consegue entender o que ele vai ter na casa dele em termos de temperatura e desempenho dos equipamentos”, explica.
A empresa atua em três frentes: aquecimento de piscinas, sistemas solares ou a gás para banho e energia solar fotovoltaica, sendo o foco principal no aquecimento de piscinas. Segundo Fernando, o diferencial está no acompanhamento técnico do início ao fim da obra. “Quando o cliente compra o equipamento com a gente, entregamos uma assessoria que inclui visitas e acompanhamento. Parte das construtoras de alto padrão da cidade já nos procura por essa comodidade”, afirma. O produto é entregue instalado, com orientação comercial, ajustes técnicos e pós-venda.
A divulgação ainda se apoia no boca a boca. “As nossas parcerias mais consolidadas hoje são as construtoras”, diz. Em muitos casos, são os próprios construtores que indicam a empresa aos clientes. Sobre o diferencial da empresa, Fernando aponta a transparência técnica como parte central do seu processo de venda e cita situações em que prefere esclarecer todas as condições antes de fechar o negócio. “Eu deixo meu cliente munido do máximo de informações.
Quando você entende tecnicamente o que você está adquirindo, fica mais fácil tomar a decisão”, afirma. Ele explica que muitos clientes se surpreendem com o tempo necessário para aquecimento da piscina. “A pessoa que é leiga acha que vai aquecer em duas horas, e normalmente a gente precisa de 24 horas para aquecer um volume grande. Então, trazer essas informações evita frustrar o cliente final. É um equipamento que tem um alto valor agregado, então precisa ter esse cuidado. Eu prefiro não vender do que iludir a pessoa”, finaliza.
Quando questionado sobre a possiblidade de reduzir esse tempo, Fernando afirma que isso exigiria um
investimento muito maior e, na prática, não se justifica, já que o sistema pode ser acionado remotamente.
“Quando o cliente entende melhor, então o problema deixa de ser um problema só pelo conhecimento”,
esclarece.
O empresário destaca que grandes empreendimentos imobiliários da cidade já incluem a empresa no planejamento dos sistemas e, para ele, a expansão imobiliária de Feira de Santana abre novas frentes de atuação. Na cidade, a empresa foi responsável pelo sistema de aquecimento do Charmant e pelos conjuntos de aquecimento do Ville de Lyon, Portal das Mansões, Vila do Parque e outros. Mas, a Fernando Aquecedores já expandiu fronteiras e também atende projetos fora da cidade. Fernando destaca as negociações em curso com um resort em Itacaré, além de instalações já realizadas em condomínios na Praia do Forte, Guarajuba e Salvador.
Fernando resume o diferencial da empresa ao unir conhecimento técnico e experiência comercial. “O diferencial é ser um vendedor técnico. Eu entendo da parte comercial e domino a técnica. Equipamento depende de boa instalação, e boa instalação depende de bom equipamento”, afirma. Para ele, a qualidade do serviço e do resultado final está diretamente ligada a esse domínio técnico, essencial para entregar ao cliente o desempenho esperado.





