IPTU Verde: economia e sustentabilidade é realidade no Nordeste

Início do ano, época de pagar diversos impostos, entre eles o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Mas a boa notícia é que quem investe em energia solar no imóvel pode garantir descontos. Algumas cidades brasileiras já oferecem esse benefício por meio do IPTU Verde, um programa que incentiva práticas sustentáveis e reduz o impacto ambiental.

Foto: divulgação

Para a Prefeitura de Salvador, as ações sustentáveis valem desconto e ela incentiva empreendimentos imobiliários residenciais, comerciais, mistos ou institucionais a realizarem ações de sustentabilidade em suas construções. Para isso, oferece descontos diretamente no IPTU, de acordo com uma pontuação no Programa de Certificação Sustentável.

As categorias vão de bronze (a partir de 50 pontos) a ouro, com descontos de 5% a 10%. Cada iniciativa equivale a uma quantidade de pontos. Por exemplo, fontes alternativas de energia geram 16 pontos. Isso inclui uso de painéis solares fotovoltaicos, que atendam a no mínimo 80% da iluminação das áreas comuns, exceto áreas externas e garagens. No caso de edificações constituídas de uma única unidade imobiliária, a economia deve ser de no mínimo 20% do consumo anual total.

E o melhor é que hoje em dia, a tecnologia trouxe novas vertentes para a energia solar. Além de ser um investimento sustentável e econômico, ela se torna ainda mais eficiente com as soluções tecnológicas da NHS, indústria referência no setor de nobreaks e energia solar. Um exemplo é o QUAD Híbrido, uma tecnologia inovadora que permite uma gestão inteligente do consumo de energia e pode ser instalada por meio de retrofit em imóveis que já têm placas solares.

Com o QUAD Híbrido, o sistema de energia solar pode ser otimizado para máximo aproveitamento da energia gerada: utilizando a energia solar de forma prioritária e reduzindo a dependência da rede elétrica; armazenamento eficiente: garantindo autonomia mesmo durante quedas de energia; e gestão inteligente: alternando automaticamente entre diferentes fontes de energia para oferecer o melhor desempenho e economia.

“Essa tecnologia permite que o usuário tenha uma utilização ainda mais eficiente da energia solar, aproveitando ao máximo os benefícios oferecidos por programas como o IPTU Verde, além de garantir mais segurança energética e autonomia para a residência ou empresa”, conta Rui Procópio da Silva Filho, Diretor de Operações da NHS Energia.

“Optar por fontes renováveis, como a energia solar, não é apenas uma decisão inteligente para reduzir custos, mas um compromisso real com o futuro do planeta. Com incentivos como o IPTU Verde e tecnologias inovadoras, como o QUAD Híbrido da NHS, investir em energia limpa significa agregar valor ao seu imóvel, garantir autonomia energética e contribuir para um mundo mais sustentável. A energia sustentável não é mais uma tendência, é uma necessidade. Quem investe hoje, colhe os benefícios amanhã, em economia, eficiência e respeito ao meio ambiente”, afirma Elisangela Mazza Auer, diretora comercial e de marketing da NHS Energia.

Sobre a NHS

Com 37 anos de atuação, a NHS é uma das maiores fabricantes brasileiras de nobreaks e soluções de proteção elétrica, com sede em Curitiba (PR) e presença em todo o território nacional. A marca é referência no desenvolvimento de tecnologia própria, suporte especializado e compromisso com a continuidade dos negócios de seus clientes, desde profissionais autônomos até grandes corporações.

Leia também

Em destaque