Reconhecimento reforça o compromisso do Grupo Boticário com a inovação inclusiva e o design com propósito na indústria da beleza

O Boticário acaba de ser reconhecido no iF Design Awards 2024 — uma das premiações de design mais respeitadas do mundo — com a primeira linha de pincéis acessíveis articulados do Brasil* de Make B. O projeto, que alia inovação, beleza e funcionalidade, se destacou por seu design sofisticado com propósito: tornar a maquiagem mais inclusiva para pessoas com deficiência nos membros superiores.
Co-criada com a Comunidade Beleza Livre e desenvolvida ao longo de quatro anos, pela área interna de Design do Grupo Boticário, a linha foi a primeira do país a apresentar pincéis com angulação ajustável, marcação tátil e formato ergonômico, pensados para atender diferentes habilidades de uso. O reconhecimento internacional reforça o protagonismo do Grupo em unir estética e acessibilidade como pilares do design contemporâneo na beleza.
“Com o intuito de possibilitar o avanço em ecodesign, focado em uma construção de ESG, o Studio in House surgiu em 2017. Este estúdio está situado no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Boticário e, com um time altamente engajado, hoje colhemos os frutos desse investimento tecnológico. Contamos com designers gráficos e de produtos que estão atentos e percorrem toda a jornada criativa de uma novidade de portfólio. Dessa forma, a premiação do projeto reflete uma diretriz estratégica do Boticário em desenvolver soluções de beleza cada vez mais diversas, representativas e acessíveis”, comenta Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Boticário.
Portfólio articulado promove beleza inclusiva
Com proposta de maquiagem acessível e ótimo aplicabilidade, o portfólio é composto por cinco pincéis: base (nas versões duo fiber e kabuki), pó, blush e espiral (ideal para acabamentos) – todos com o mecanismo inovador e exclusivo que permite personalizar a angulação dos pincéis, facilitando o alcance das diversas áreas do rosto.?
Além disso, contam com cabos quadrados e afunilados, promovendo precisão e firmeza com o controle e segurança durante a aplicação da maquiagem, beneficiando especialmente pessoas com limitações motoras nos membros superiores. As bases dos pincéis possuem marcação tátil para facilitar a identificação por pessoas com deficiência visual, expandindo a inclusão do produto.
*Pincéis de aplicação cosmética, com mecanismo de empuxe, articulação e rotação.
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.
Fontes:
*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos, como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;
** Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.