Com tantos mitos em torno, o equipamento contribui para o consumo consciente do recurso hídrico e também energético
Apesar da praticidade que esse eletrodoméstico oferece, as lava-louças ainda estão associadas a diversos mitos, principalmente sobre o consumo de água. Segundo uma análise realizada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), ao lavar louça de forma manual por 15 minutos com a torneira meio aberta, o consumo pode chegar em até 117 litros de água por lavagem, e em até 243 litros em apartamentos e condomínios¹. Com a máquina, o consumo de água está entre 8 e 15 litros em um ciclo de lavagem, garantindo até 6x mais economia de água.
Isso porque a máquina de lavar louças reutiliza a água durante seu ciclo de lavagem, assim como as máquinas de lavar roupas. Além do uso moderado, as lava-louças possuem alta tecnologia que combina os ativos dos detergentes com os jatos de água em altas temperaturas e pressão, facilitando a remoção da sujeira, sem a necessidade de enxaguar as louças antes da lavagem.
“No portfólio da Brastemp, por exemplo, a Lava Louças 8 Serviços , modelo BLF08, traz até 5x mais economia de água no ciclo econômico¹ em relação a lavagem na pia, o que equivale 92 litros de economia de água por lavagem. Já nos modelos de Lava Louças 10 Serviços, BLF10, e, a Lava Louças 14 Serviços, BLF14, , a economia é de até 6x³. Outro ponto interessante é que, por exemplo a máquina de 8 serviços, tem o menor consumo de energia elétrica² do segmento, ou seja, trazendo benefícios tanto no consumo de energia quanto de água”, comenta Gabriel Barbieri Silva, diretor de Marketing da Whirlpool Corporation.
Além disso, a lava-louça oferece ao consumidor a organização da cozinha, já que os pratos, panelas e copos sujos deixados no balcão da cozinha podem ficar dentro da máquina, deixando a cozinha sempre organizada e limpa. “Nada melhor do que a economia do tempo. Enquanto a lava-louça faz a limpeza por você, as pessoas podem aproveitar esse tempo para fazer outras coisas”, afirma Gabriel.
¹ Consumo de água baseado em dados de mercado (SABESP/INST. FALCÃO BAUER/IBGE).
² Lava-louças Brastemp segmentos 10 e 14 serviços possuem Regulação Europeia 1059/2010)
² Baseado no manual dos principais concorrentes no ciclo normal verificado em Maio 2022
³ No ciclo Econômico comparado ao consumo de uma lavagem manual com a torneira meia aberta por 15 min, conforme a SABESP.
Sobre a Brastemp
Há 60 anos, a Brastemp traz inovações que antecipam soluções relevantes para os lares, isso resultado de um conhecimento profundo de seu consumidor e da sua natureza de inovar, sempre estabelecendo novos padrões. Lançou a primeira lavadora automática do país, a tecnologia Frost Free, aproveitou o espaço da porta da geladeira, inverteu a geladeira com o freezer, apresentou para o mercado a primeira lava-louças produzida em território nacional, surpreendeu com os produtos Retrô, foi a pioneira na personalização de eletrodomésticos no mundo.