Da argila ao design: conheça a receita sustentável da Portinari para produzir pedras sinterizadas sem desperdício

Nova categoria de produtos — Petra — é produzida em fábrica 4.0 que combina alta tecnologia e economia circular e eliminam envio de resíduos para aterros

Fábrica da Portinari em Botucatu (SP). Foto: divulgação

Em uma indústria onde tradição e inovação precisam coexistir, a Portinari, marca referência em revestimentos cerâmicos, acaba de dar um passo ousado. Na cidade de Botucatu (SP), uma fábrica 4.0 — a primeira da América Latina a produzir lâminas de pedra sinterizada em grande formato (320×160 cm) — opera com um modelo produtivo que alia eficiência hídrica e gestão inteligente de resíduos. Com um sistema de circuito fechado, a unidade garante o reaproveitamento de 100% dos efluentes gerados, evitando desperdícios. Além disso, 100% dos resíduos sólidos são reintegrados a outras linhas de produtos ou enviados para reciclagem e coprocessamento, consolidando a fábrica como uma operação de “aterro zero”.

A nova categoria de produtos – Petra – nasceu sob um conceito que une alta tecnologia a práticas sustentáveis. Cada detalhe do processo foi planejado para minimizar impactos ambientais. “Implementamos o conceito de fábrica 4.0 desde o início do projeto, com sistemas automatizados que permitem monitorar em tempo real o consumo de recursos e melhoria dos indicadores de desempenho”, explica Mainar Allgaier, especialista de Meio Ambiente da Portinari.

O produto em si já é uma declaração de inovação: as lâminas Petra são altamente resistentes a riscos, abrasão, impactos, manchas, temperaturas elevadas e raios UV. Por apresentar baixa porosidade e impermeável, sua superfície torna-se naturalmente higiênica — uma vantagem funcional sobre pedras naturais como mármore e granito. Na prática, significa menor necessidade de manutenção e maior vida útil em aplicações que vão de bancadas e fachadas a mobiliário e revestimentos.

“Ao trazer a produção de pedra sinterizada para o Brasil, a Portinari reafirma o potencial da indústria nacional de ser protagonista em inovação e qualidade no mercado global. Esse tipo de produto permite aplicações que vão muito além do tradicional. Estamos falando de um material que pode ser aplicado em tampos, frentes de armário, painéis de marcenaria e até móveis sob medida com acabamento de pedra. A aplicação em mobiliário é uma tendência crescente, especialmente em cozinhas e áreas gourmet”, destaca Marina Crocomo, diretora de Marketing e Design da Portinari.

PILARES DA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

O coração do sistema está no circuito fechado de água, que trata e reaproveita até 95% do recurso hídrico utilizado no polimento e lavagem dos setores. Os 5% restantes se perdem por evaporação natural dos sistemas — um índice considerado excelente pelo setor. “Nossas estações de tratamento permitem que a mesma água seja reutilizada diversas vezes, minimizando o impacto ambiental de nossas operações “, detalha Allgaier.

A economia circular vai além da gestão de resíduos: ela se traduz em inteligência de processo. Durante a fabricação, fragmentos de revestimentos e excedentes de corte são reaproveitados e não viram entulho. “Esses materiais são caracterizados e reintegrados à produção de outras linhas da Portinari”, explica Jorge Elias, especialista de Processos da Portinari. “Para a Petra, usamos matérias-primas virgens, mas nada se perde no processo como um todo”, aponta. A economia circular se completa com o reaproveitamento de 100% dos resíduos sólidos. Partículas cerâmicas que seriam descartadas são incorporadas a outras linhas de produtos, enquanto embalagens seguem para reciclagem por meio de programas de reciclagem ou logística reversa.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DO MEIO AMBIENTE

A sustentabilidade da categoria Petra começa na escolha dos equipamentos. Todos os fornos e secadores funcionam exclusivamente com gás natural, reduzindo em 30% as emissões em comparação a sistemas tradicionais. A fábrica também conta com veículos autônomos elétricos (LGVs/TGVs) para transporte interno de materiais — eliminando a necessidade de empilhadeiras movidas a combustão — bem como uso de sistemas de monitoramento online que permite acompanhar em tempo real o desempenho das estações de tratamento de efluentes, o consumo enérgico e a qualidade da produtividade.

“Os dados de qualidade da água tratada ficam disponíveis no celular”, diz Allgaier. “Isso nos permite tomar decisões rápidas e manter a eficiência do sistema”. A iluminação LED e o uso de telhas translúcidas para aproveitar a luz natural, e equipamentos de alto rendimento completam o pacote de soluções tecnológicas que reduzem o consumo energético.

DESIGN COM PROPÓSITO

As inovações sustentáveis servem de base para produtos que já nascem com DNA de luxo e exclusividade. A categoria Petra inclui collabs com dois grandes nomes do design brasileiro: Alex Hanazaki e Marina Linhares.

Petra Portinari

Hanazaki assinou a coleção Petra Traços, com veios que mimetizam formações geológicas em tons terrosos. “Buscamos criar peças que dialoguem com a natureza sem depredá-la”, comenta o paisagista. Já Marina Linhares desenvolveu o Petra Taipa, inspirado nas técnicas construtivas tradicionais brasileiras. “É uma forma de resgatar nossa cultura material de maneira contemporânea”, explica a arquiteta.

Para Marina Crocomo, diretora de Marketing e Design da Portinari, as parcerias reforçam o compromisso da marca com a inovação responsável. “Petra representa um novo patamar para a indústria brasileira, onde sustentabilidade e alto design andam juntos”.

GOVERNANÇA E FUTURO

A fábrica da Portinari, em Botucatu, integra os esforços de ESG da Dexco, que assumiu compromissos alinhados ao Pacto Global, visando redução de insumos hídricos, energéticos até o final de 2025. A meta para Petra inclui obter selos como FloorScore e Indoor Air Quality — importantes para projetos de construção verde como a LEED —, e a equipe já trabalha em novos aprimoramentos. “Estamos estudando formas de aumentar ainda mais nosso percentual de reaproveitamento de água e resíduos”, adianta Jorge Elias.

Em um mercado cada vez mais atento às questões ambientais, a aposta da Portinari parece acertada. “Não se trata apenas de cumprir regulamentações legais”, reflete Mainar Allgaier. “Queremos mostrar que é possível produzir com excelência e mínimo impacto ambiental”. Uma prova de que, na indústria do futuro, sustentabilidade e sofisticação não são apenas compatíveis — são indissociáveis.

Conheça as novidades e lançamentos da linha Petra:

PETRA CALACATA

No universo do design de interiores, o mármore Calacata é referência de elegância. Com uma tonalidade clara e veios delicados, o Petra Calacata se destaca por seu visual sofisticado e atemporal. Produzidas com uma tecnologia avançada, as lâminas de pedra sinterizada apresentam um blend de massas que gera veios passantes contínuos ao longo de toda a peça. Diferentemente dos porcelanatos, as possibilidades de variações dos desenhos são infinitas, como na natureza. O ultracompacto Petra Calacata possibilita aplicações versáteis em cubas, bancadas e mobiliário, garantindo um acabamento impecável.

PETRA SÓLIDA

Com superfície lisa, uma base monocromática e acabamento mate, esta coleção se destaca pelo toque sutil de partículas finas, distribuídas de forma uniforme sobre o material, criando um delicado efeito pontilhado. Perfeita para projetos que valorizam uma elegância discreta e uma estética atemporal, as lâminas de pedra sinterizada da linha Petra Sólida são ideais para aplicações em cubas, bancadas e mobiliário, já que, ao serem cortadas, mantêm a mesma cor no topo e na lateral (full body). A linha está disponível em uma paleta de cores que inclui branco, bege, cinza, preto e verde.

PETRA FÓSSIL

Como o próprio nome indica, esta coleção é inspirada nas pedras fossilizadas, cujas texturas e padrões se formam a partir da incrustação de calcário, conchas, e restos de organismos marinhos, ou outros materiais biológicos ao longo de milhões de anos. Este ultracompacto utiliza tecnologias avançadas para mimetizar a pedra fossilizada e criar um efeito sofisticado, que combina tons sutis com uma textura extremamente delicada, resultando em um visual incrivelmente realista. Com uma composição uniforme em toda a sua estrutura, se tornam ideais para aplicação em bancadas, mobiliários, pisos e revestimentos de paredes.

COLLAB COM ALEX HANASAKI

A parceria entre a Portinari e o paisagista Alex Hanazaki se fortalece em 2025 com o lançamento da coleção Petra Traços, que une design autoral e inovação tecnológica. Feitas com pedras sinterizadas de mais de três metros de comprimento, as peças exploram linhas finas em baixo-relevo, criando um movimento visual contínuo e fluido.

Com tons terrosos, areia e pedra, a paleta reflete a estética orgânica de Hanazaki, enquanto a presença de microgrânulos confere sofisticação e tridimensionalidade. A coleção propõe um diálogo entre natureza, arquitetura e inovação, reafirmando o equilíbrio entre estética e funcionalidade no design contemporâneo.

COLLAB COM MARINA LINHARES

Em colaboração com a Portinari, a renomada designer de interiores Marina Linhares assina uma coleção que resgata memórias afetivas e materiais tradicionais da arquitetura brasileira, traduzidos em lâminas contemporâneas de pedra sinterizada. Inspirada no conceito de casa como abrigo, a coleção apresenta o modelo Petra Taipa, que reproduz os tons e texturas da taipa de pilão, e o Petra Bronze, com acabamento que remete ao latão escovado. As peças equilibram rusticidade e sofisticação, unindo passado e presente em superfícies que valorizam a simplicidade como forma de elegância atemporal.

Sobre a Portinari

Inspirada em um dos maiores artistas plásticos brasileiros — Candido Portinari — a Portinari tem a arte em seu DNA para criar revestimentos cerâmicos. A marca tem como essência criar produtos que farão parte do melhor lugar na vida das pessoas, nos quais viverão emoções distintas em momentos únicos. Os revestimentos Portinari aliam texturas e formas que tornam os ambientes acolhedores, despertando elegância e expressão artística que se ilumina a cada olhar de quem convive com este cenário. Faz parte da Dexco, maior casa de marcas do setor de construção, reforma e decoração do Brasil.

Leia também

Em destaque