
A Cooperativa Veiling Holambra promove a 30ª edição do Veiling Market, uma das maiores e mais importantes feiras de negócios do setor de flores e plantas ornamentais no Brasil. O evento reunirá mais de 150 produtores-expositores e cerca de 1.000 clientes e profissionais de todo o país ligados ao segmento. O evento será realizado na sede da Cooperativa Veiling Holambra no dia 11 de setembro, das 8h às 18h, e no dia 12 de setembro, das 8h às 14h.
Realizado duas vezes por ano, em março e setembro, para permitir o contato e a negociação direta entre produtores e distribuidores de flores e plantas ornamentais (centrais de abastecimento como Ceasas e Ceagesps, supermercados, garden centers, floriculturas, redes de autosserviço e decoradores) o Veiling Market chega em sua 30ª edição para ajudar a impulsionar o mercado floricultor brasileiro neste segundo semestre de 2025. Para os produtores de flores e plantas ornamentais, a dinâmica do Veiling Market significa a garantia da venda antecipada de cultivos ainda em desenvolvimento.
Para a rede de atacado do varejo, antecipar as compras representa a segurança de contar com os produtos a preços competitivos e na quantidade desejada para datas estratégicas do calendário que, neste segundo semestre do ano, é focado na Primavera, no Dia de Finados, no Natal e nas festas de fim de ano. De acordo com os estudos realizados pelo IBRAFLOR em conjunto com Cepea/Esalq-USP, em 2024 o setor cresceu quase 10% (alta de 9,95% em relação a 2023) e movimentou mais de R$ 21 bilhões no país. A última edição do Veiling Market, realizada em março último, segundo o CEO da Cooperativa, Jorge Possato Teixeira, movimentou cerca de R$ 100 milhões.

Destaque para uso da flora nativa
O 30º Veiling Market vai além das negociações entre produtores e compradores e apresenta uma ampla programação voltada ao setor. Durante os dois dias de atividades, os visitantes terão acesso a um espaço dedicado às tendências que guiarão o consumo de flores e plantas nos próximos meses. Também estão programadas palestras voltadas para os decoradores e profissionais do setor, uma área interativa dedicada ao ensino e à prática de arranjos florais e de arte botânica, além de uma mesa-redonda, marcada para o dia 11 de setembro, das 14h às 16h, que discutirá os potenciais, dilemas e desafios para ampliar o uso da flora nativa frente às espécies exóticas. Especialistas defendem a criação de um projeto nacional que estruture a produção e incentive o consumo de plantas brasileiras.
Confiança permite a compra antecipada
A qualidade dos produtos é um grande diferencial da Cooperativa Veiling Holambra para permitir que os atacadistas antecipem as compras de flores para as ocasiões especiais. Todas as flores e plantas ornamentais comercializadas passam por avaliações rigorosas no Centro de Testes da CVH, onde são analisadas características como performance, durabilidade e senescência. De acordo com o gerente de Qualidade da Cooperativa, Henrique dos Santos Lopes, os índices de reclamação comprovam a excelência: apenas 0,04% para plantas ornamentais, 0,06% para flores de vaso e 0,13% para flores de corte. Em torno de 8 mil amostras são analisadas ano. Essa qualidade assegura que os distribuidores comprem diretamente dos produtores com tranquilidade, mesmo quando se trata de produtos ainda em fase de cultivo.