Paisagista Luiz Vieira detalha que a vegetação selecionada oferece suporte principalmente à avifauna e a pequenos animais silvestres
Um lugar para descansar à beira-mar da Praia dos Carneiros, no Litoral Sul de Pernambuco, que oferece todo o conforto da arquitetura contemporânea sem deixar de lado os benefícios que somente os recursos naturais podem proporcionar. Essa é a aposta do Paratiisi, empreendimento da SOMA Incorporação, ao valorizar um paisagismo que humaniza a infraestrutura do condomínio integrando-a totalmente à natureza típica da região.
Com projeto paisagístico assinado por Luiz Vieira, o Paratiisi está sendo construído em um terreno de cinco hectares, com apenas 81 casas e uma sofisticada estrutura de lazer inspirada nos melhores destinos de turismo. Sendo um grande aliado na arquitetura, o Paisagismo cumpre o papel de tornar os espaços ainda mais acolhedores, entregando beleza mas principalmente bem-estar aos usuários dos espaços.
No projeto de Luiz Vieira, a integração acontece através de caminhos ornados de árvores: “Devido ao terreno do empreendimento ser muito comprido, pensamos num conceito de estabelecer uma aleia, ou seja, um corredor arborizado, como um grande eixo de circulação ao longo das casas até chegar à praia. O piso em pedra lajão irregular, sem borda definida, vai se transformando em espaços junto aos blocos de apoio e essa ambiência é complementada por vegetação ornamental ao longo das cercas”.
O paisagista Luiz Vieira explica, ainda, que o conhecimento do terreno onde está sendo construído o Paratiisi foi fundamental para analisar os condicionantes e os potenciais do local, como o estudo do clima, do solo e da região fitogeográfica existente. “A vegetação especificada em nosso projeto, principalmente a arbórea, é predominantemente nativa da restinga e da Mata Atlântica, mas também usamos plantas exóticas, ornamentais e frutíferas que já fazem parte da paisagem tropical. A vegetação selecionada oferece suporte principalmente à avifauna e a pequenos animais silvestres”, detalha.
Luiz Vieira complementa que no paisagismo pensado para uma região tropical a sombra e a brisa são fundamentais para proporcionar o conforto climático desejado, e que ele se baseou nessa premissa para o desenvolvimento do projeto do Paratiisi.