
Os impactos do aquecimento global estão cada vez mais presentes e perceptíveis. Diante deste cenário, cresce a importância de buscar soluções para atingir níveis máximos de eficiência, utilizando menos recursos e atendendo cada vez mais pacientes. No Hcor, em 2024, mesmo com um aumento de 4,43% no volume de pacientes-dia comparado a 2023, o hospital conseguiu reduzir o consumo de água em 6,25% por paciente-dia. No total, só no ano passado, o hospital diminuiu o gasto de água em 2,05%m3 e poupou 2.267.000 litros.
Para começar, a empresa reviu as fontes de recursos naturais e passou a investir na captação de água bruta em poço artesiano e lençol freático. O líquido é usado, principalmente, para o resfriamento da Central de Água Gelada, sistema utilizado para climatização e refrigeração, responsável pelo maior consumo do recurso no hospital (33%).
Para conseguir atender mais pacientes gastando menos água, o Hcor investiu na mudança de cultura, aumentando a consciência sobre o uso racional do recurso, implementou “agentes de eficiência”, um time formado por especialistas em hidráulica e elétrica que faz rondas frequentes pelo hospital para identificar oportunidades de melhorias e planeja investir em soluções tecnológicas de automação.
Além disso, o Hcor atendeu à chamada pública de seleção de projetos de Eficiência Energética, que acontece de acordo com os requisitos estabelecidos pela ANEEL e visa a escolha de projetos para unidades consumidoras na área de concessão da ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO que estejam em dia com suas obrigações legais, levando em consideração a qualidade dos projetos propostos.
No projeto proposto pela instituição, por meio da eficiência energética, seria possível ainda conseguir uma redução do consumo de água nas torres de resfriamento estimada em 15%. Além disso, com a substituição dos aquecedores a gás natural por bomba de calor, haveria uma diminuição adicional de 5%, totalizando 20%.
Sobre o Hcor
O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o que proporciona que seu impacto em saúde esteja presente em todas as regiões do país.
Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria, que também conduz projetos gratuitos de saúde para população em situação de vulnerabilidade. Além do escopo médico-assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Conjuntamente, capacita milhares de profissionais anualmente por meio do Hcor Academy com seus cursos de pós-graduação, cursos de atualização e programas de residência e aprimoramento médico.