Global francesa investe na biodiversidade local e financia novos processos a fim de aumentar a longevidade da emblemática planta
Típica de Provence, localizada no sul da França, a lavanda é uma planta referência da região, muito usada nos cartões postais, embelezando as paisagens da famosa Côte d´Azur. Presente em formulação de cosméticos e produtos de aromaterapia devido às suas propriedades, é um dos ingredientes clássicos e icônicos de L´Occitane en Provence, marca francesa de cosméticos e fragrâncias de alta performance e qualidade.
A relação da marca com a planta tem mais de 40 anos, quando L ́Occitane en Provence contribuiu para o estabelecimento do selo “Fine Lavender from Haute Provence”, que garante qualidade e originalidade do produto e da espécie de lavanda usada nas fórmulas. Conhecida como Lavandula Angustifolia ou “Verdadeira Lavanda”, a lavanda fina é uma espécie cultivada da semente, diferente de outras variedades que são produzidas em ramos. Cada planta tem seu próprio gene responsável pelo aroma único e pela preservação da identidade, riqueza e benefícios desta flor.
Seguindo seu compromisso socioambiental, L´Occitane en Provence acompanha de perto os impactos e consequências do aquecimento global na flora e fauna da Riviera Francesa e se atentou especialmente à sensibilidade da lavanda às mudanças climáticas, que acabam dificultando seu cultivo. Além disso, pestes como a cicadela ou cigarrinha infestam a lavanda com bactérias que desaceleram seu processo de crescimento. Nos últimos anos, agricultores da região deixaram de cultivar a lavanda original devido aos desafios e dificuldades de crescimento, colocando em risco a especiaria da Riviera Francesa.
Tendo em vista essa questão, há nove anos, a multinacional francesa se comprometeu em buscar formas de manter a longevidade da planta na região a partir de parcerias e auxílio para/com agricultores locais, e do financiamento do Lavender Endowment Fund, fundo de doação para preservação da lavanda. O investimento acaba também auxiliando no financiamento do programa Green & Lavandes, que tem como objetivo adaptar os métodos de produção de acordo com os desafios ambientais e criar novas variedades de lavanda.
Com o propósito de produzir uma planta híbrida, que possua uma genética mais resistente aos fatores externos, os novos processos incluem o cruzamento de plantas pertencentes à mesma espécie, só que com algumas características diferentes. A partir dessa customização, nasce a lavanda branca, uma variante da lavanda roxa com propriedades similares, e que, consequentemente, também acaba atuando como auxiliadora na renovação da biodiversidade da planta, em Provence.
O apoio ao fundo de doação pela L’Occitane permite a estabilização do projeto Green & Lavandes através de cinco prioridades técnicas. São elas:
- Implementação de novas análises de ciclos de vida, em particular da lavanda;
- Suporte ao desenvolvimento do sistema agroflorestal e da área de vegetação que abrigará solos vivos que protegem as plantações;
- Elaboração de novas máquinas de produção que causam um impacto consideravelmente reduzido no meio ambiente, como, por exemplo, a “three-row Espieur”, que colhe apenas as flores, reduzindo o volume de material bruto a ser transportado e destilado em 50%, consequentemente diminuindo o consumo de combustível fóssil em 30% no total;
- Construção de um novo tipo de alambique, aparelho conhecido como um “eco-evaporador”, que viabiliza uma destilação que causa menos impactos prejudiciais no meio ambiente, permitindo uma redução de 40% no consumo de combustível fóssil durante o processo;
- Diminuição do impacto ambiental da remoção de plantações antigas e da compostagem.
Para manter suas prioridades alinhadas com as comunidades de produção locais, a marca desenvolve processos inovadores para o cultivo da lavanda priorizando a sustentabilidade, além de financiar pesquisas que buscam por variedades da planta que apresentem uma maior resistência a infecções e aos efeitos das mudanças climáticas. O investimento na proteção da biodiversidade e contato direto com todas as etapas da cadeia produtiva também é contínuo, garantindo suporte para os produtores da região.
Desde o início, L’Occitane está presente nas fases do processo de cultivo e estabelece uma relação próxima com seus parceiros a fim de promover a criação de produtos de alta performance compostos pelos mais refinados ingredientes.