Em Goiânia, Opus Incorporadora está constantemente na vanguarda dos lançamentos, ditando tendências
SC De acordo com o dicionário Michaelis, tendência é a disposição natural que leva alguém a agir de determinada maneira ou a seguir certo caminho e ainda a evolução de algo num dado sentido. E
m várias áreas, pessoas, marcas ou empresas criam tendências que passam a ser referências para outras dentro do mesmo segmento. Um exemplo fácil de perceber isso é na moda, quando grandes estilistas ditam o que haverá de mais importante em uma próxima estação, seja no sentido de cortes, tecidos ou cores.
No mercado imobiliário isso não é diferente, apesar de nem sempre as pessoas se atentar ao surgimento de tantas novidades. Em Goiânia, a Opus Incorporadora, que está completando 17 anos neste mês de setembro, se tornou referência em razão das tendências que desenvolveu em seus lançamentos.
Com o foco no alto padrão, seus empreendimentos são marcados por trazer inovações tanto nos projetos quanto em tecnologias. “Nosso esforço sempre foi manter os olhos atentos para aquilo que as pessoas desejam e ainda não contam em seu dia a dia. Com isso, naturalmente, acabamos por lançar tendências”, destaca o diretor da empresa, Dener Justino.
Confira algumas evoluções que aconteceram nos imóveis e hoje se tornaram uma opção de escolha para o consumidor.
1.Diferentes tipologias
Logo em seu primeiro lançamento, o Twenty Five, em 2006, a Opus Incorporadora inovou com o primeiro residencial de alto padrão com diferentes tipologias de apartamentos, com metragens variando de 181 m² a 220 m². “Alguns andares eram com apartamentos tipos e em outros duplex”, recorda o arquiteto Frederico Bretones, responsável pelos projetos da empresa.
2. Varanda com pé direito duplo
O residencial La Vie en Rose, lançado em 2008, foi o primeiro apartamento duplex em Goiânia com varanda com pé direito duplo, permitindo uma maior amplitude de espaço para o morador. “Eram varandas amplas, com o bom espaço de convivência”, detalha o arquiteto.
3. Apartamentos com piscina
A piscina privativa é um item de desejo das famílias e, para torná-la uma realidade dentro dos apartamentos, a Opus buscou tecnologias para viabilizá-las já em 2008, com o lançamento do Imperador do Park. Depois, em 2020 a inovação foi trazer essas piscinas para as coberturas lineares, na Linha Opus Penthouses. “A piscina tem a ver com o conforto de ter uma casa no apartamento mesmo, e não na área comum”, cita Bretones;
4. Corporativos diferenciados
A inovação também foi uma marca dos empreendimentos corporativos da Opus, que se tornou líder neste segmento. Em 2009 o JK New Concept Business veio com jardins suspensos em sua fachada, enquanto o Connect Park Business, em 2012, possuía fachada com exoesqueleto e salas com jardins privativos. “O JK tinha um desenho diferenciado para quem via de fora e uma ambientação diferente para quem estava de dentro também. No Connect apareceram os terraços descobertos voltados para o Vaca Brava, com a possibilidade de contato com a natureza, naquela época a Opus já tinha essa percepção de que as pessoas valorizavam isso”.
5. Apartamento com jeito de casa
Em 2013, foi criada a Linha Casa Opus, com o conceito de mansões de luxo nas alturas. “A ideia era oferecer um apartamento espaçoso para os clientes que vinham das residências grandes, especialmente dos condomínios horizontais, sem perder o conforto de uma casa, por isso até desse nome”, detalha Frederico Bretones.
6. Fachada verde
Já em 2015 a novidade chegou no Opus Verdi, com fachada verde e bosques privativos, permitindo que os moradores tivessem contato próximo e diário com a natureza, praticamente um quintal dentro do apartamento. “Para o jeito de viver em uma casa ficar completo faltava trazer o jardim para o apartamento e isso foi explorado nesse projeto, com espaços especificamente para o paisagismo”, relembra o arquiteto.
7. Arquitetura orgânica dos prédios
Quem anda pelas cidades é atraído pela beleza e inovação. Em 2018 a incorporadora inovou na arquitetura de dois prédios. Desenvolvidos pelo arquiteto Frederico Bretones, o Opus Araguaya teve seu design inspirado nas curvas do rio queridinho dos goianos, o Araguaia. Já o Opus Acqua veio com as varandas desenhadas uma a uma, inspiradas na natureza. Algo que também aconteceu no duo Sunna e Selena, com varandas desenhadas uma a uma e com fachadas que conversam entre si, visto que um empreendimento será erguido ao lado do outro.
8. Compactos de luxo
Um sucesso foi lançado em 2020, a linha Opus Gyro inaugurou o conceito de compactos de luxo em Goiânia, combinando arquitetura autoral e modernidade. Além disso, eles continham unidades com poolhouses, ou seja, apartamentos compactos com piscina privativa. De lá para cá já foram cinco lançamentos da linha: Gyro Vaca Brava, Gyro Rooftop, Gyro Ricardo Paranhos, Gyro O2 e Gyro Cidade Opus. “A Opus percebeu que os clientes dos compactos também queriam uma piscina para chamar de sua e trouxe essa tendência para esses modelos, que teve boa aceitação do mercado e, inclusive, outras empresas passaram a oferecer também”, conta Frederico Bretones.
9. Mudanças em razão da pandemia: salas comerciais com jeito de casa
Lançado em 2021, o Pateo 136 é o office com cara de home, o comercial adaptado com as necessidades pós-pandemia, com salas com varanda e mais iluminação e ventilação natural. Além de ter um Mezanino Garden, espaço com lounges e varandas de convivência ao ar livre para momentos de descompressão e relaxamento dos usuários do edifício. “A pandemia potencializou o desejo de contato com a natureza que as pessoas já tinham”, destaca o arquiteto.
10. Inovações de transporte
Neste ano, a incorporadora lançou o Cidade Opus, que promete criar uma nova e moderna centralidade em Goiânia, unindo num mesmo espaço moradia, comércio, lazer e trabalho. Serão três torres, uma com residências compactas de luxo, outra corporativa e a terceira com apartamentos de alto padrão. Haverá ainda um heliponto já preparado para os eVTOLSs, veículos elétricos de decolagem e pouso vertical.