A Belgo Arames, líder brasileira na transformação de arames de aço, foi reconhecida na última terça-feira (19/8) como uma das empresas mais inovadoras do Brasil pelo ranking do Valor Inovação. A empresa conquistou o quarto lugar da categoria Mineração, Metalurgia e Siderurgia e a 55ª posição entre as companhias que mais investem em inovação no país e, pelo segundo ano consecutivo, figura entre as cinco principais empresas de sua categoria. Atualmente investe cerca de R$ 37 milhões em inovação, o que inclui iniciativas de pesquisa e desenvolvimento para diversos setores, digitalização, automação e projetos incentivados pela Lei do Bem.

Em 2025, a metalúrgica acelerou a formação do seu público interno para o uso da inteligência artificial como ferramenta estratégica para a eficiência operacional, qualidade, agilidade e competitividade. A empresa conta com um ecossistema de parcerias que incluem startups e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Um exemplo é a parceria com o Laprosolda da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trata-se de um marco inédito na indústria brasileira ao fabricar, por meio da tecnologia de Manufatura Aditiva por Deposição a Arco (MADA), a peça metálica mais pesada já registrada no país produzida por esse processo. A peça – de 255 kg – foi criada e utilizou um equipamento desenvolvido exclusivamente para essa tecnologia.
No ano passado, a empresa também foi reconhecida como uma que mais praticam inovação aberta com startups, de acordo ranking das TOP 100 Open Corps 2, da 100 Open Startups. Alcançou o 6º lugar na categoria Mineração e Metais e está entre as 42 companhias que mais fomentam o ecossistema de inovação aberta no Brasil.