
De 15 a 18 de outubro, Salvador sediará a Convenção Nacional da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), que este ano traz como tema central “Complexidade: O paradoxo da cidade contemporânea”. Um dos destaques da programação será o painel “Arquitetura como Valor de um Empreendimento Imobiliário”, que propõe discutir o papel estratégico do projeto arquitetônico na valorização econômica, social e urbana dos empreendimentos e será apresentado por Luciano Carneiro, diretor de Engenharia do Grupo Prima.
Empresa baiana referência em projetos imobiliários inovadores, o Grupo Prima reforçará a importância do olhar arquitetônico como diferencial competitivo no mercado atual. A companhia participa da convenção com cases como o retrofit do Hotel Fasano Salvador, vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2023; o Sublime Horto House, primeiro empreendimento das regiões Norte e Nordeste com a certificação internacional Green Building Council de sustentabilidade, na categoria Platinum; e o desenvolvimento do destino turístico imobiliário em Baixio, na Costa dos Coqueiros (BA).
“Projetos como o retrofit do Hotel Fasano Salvador, o Sublime Horto House e o desenvolvimento do destino Baixio demonstram como a arquitetura, quando pensada de forma estratégica, eleva não só o padrão construtivo, mas também a percepção de valor dos empreendimentos. Investir em qualidade arquitetônica é investir em legado, sustentabilidade e diferenciação no mercado”, destaca Luciano Carneiro, diretor de Engenharia do Grupo Prima.
“Ao escolher Salvador para sediar a convenção, buscamos um lugar que simbolizasse os paradoxos urbanos. Aqui, a arquitetura histórica e a expansão imobiliária convivem intensamente. Queremos refletir sobre como a arquitetura pode não apenas resolver, mas agregar valor real aos empreendimentos”, afirma Mila Caramelo, vice-presidente de Marketing da AsBEA-BA.
A Convenção Nacional AsBEA 2025 tem o objetivo de reunir arquitetos, urbanistas, empresários, gestores públicos e estudantes de todo o país para debater os desafios da urbanização brasileira e o papel transformador da arquitetura no desenvolvimento das cidades.