Missão Brasília 2025: Feira de Santana reforça protagonismo e apresenta pautas estratégicas para o crescimento do município

Viagem ao Distrito Federal fortaleceu agenda de desenvolvimento do município

A Missão Brasília 2025 levou uma comitiva de mais de 300 pessoas, incluindo empresários, representantes de entidades empresariais, lideranças políticas e sociais de Feira de Santana à capital federal, entre os dias 16 e 18 de setembro. O momento mais aguardado da programação foi a sessão solene na Câmara dos Deputados, no Plenário Ulysses Guimarães, em homenagem aos 192 anos de Feira de Santana. Na ocasião, foi apresentada a Carta de Compromisso, uma pauta robusta de demandas do município, fruto de uma articulação estratégica que busca destravar projetos estruturantes junto ao Congresso Nacional, ministérios e Governo Federal, garantindo novos investimentos e assegurando que os interesses de Feira de Santana sejam ouvidos. 

A mobilização foi capitaneada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL), juntamente com instituições como ACEFS – Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, Instituto Pensar Feira, CIFS – Centro das Indústrias de Feira de Santana, e outras instituições de setores produtivos e sociais. 

Estima-se que o pleito soma aproximadamente R$ 1 bilhão em investimentos para saúde, segurança pública, infraestrutura, educação, habitação, mobilidade e bem-estar social. As pautas prioritárias da Missão Brasília 2025 tiveram os seguintes temas:a implantação do Hospital Baiano de Oncologia (HBO); a criação de uma Universidade Federal de Feira de Santana; a Rodoanel de Feira de Santana; o Projeto de mobilidade e infraestrutura de acesso à cidade; a ampliação do aeroporto e melhoria das vias de acesso; o Estudo de viabilidade da Perimetral Norte; a construção de um novo batalhão da Polícia Militar; a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário – Bacia do Pojuca; a autorização para licitação da 2ª etapa da requalificação do CIS Tomba; e a liberação da Autorização Ferroviária do Trem Intercidades Salvador–Feira de Santana (TIC-SFS).

A Sacada esteve presente na comitiva e o nosso diretor Mendes Júnior conversou com diversos empresários, representantes de classe e políticos sobre a Missão e, também, sobre o potencial de Feira de Santana. Confira alguns destaques:

Juscelino Brito, presidente da CDL e empresário com as Farmácias Brito

“A CDL está muito feliz. São 192 anos de Feira de Santana, e essa missão entra na história. Viemos buscar o crescimento da nossa cidade em Brasília, onde tudo acontece. Tivemos vários eventos e reuniões, como a que fizemos com o ministro Padilha para falar sobre o Hospital do Câncer.

É a força da união. Os empresários deixaram suas empresas para buscar melhorias para a cidade. Porque, com o desenvolvimento de Feira de Santana, teremos mais empregos, teremos muito mais infraestrutura para entregar à nossa cidade e, com certeza, teremos êxito. Não tenho dúvida disso.”

Luís Mercês, empresário do grupo Mersan, vice-presidente da CDL e um dos organizadores da missão

Feira de Santana unida, todo o empresariado unido. Mais de 300 empresários que vieram para assumir o protagonismo de buscar recursos pelas necessidades da cidade. Se conseguirmos o que nós viemos buscar, e vamos conseguir, Feira evolui 100 anos.

A cidade é ouvida hoje pelo governo municipal, pelo governo estadual e pelo governo federal. Isso graças a essas missões, graças a esse envolvimento de todos, apartidário, a partidário aqui não é político. De situação a oposição, nós estamos buscando fazer a cidade crescer e se desenvolver  junto com o empresariado.

Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia

Quero dizer a alegria dessa imagem que foi registrada no plenário. Você vê deputados federais, estaduais, vereadores, prefeitos da região, religiosos, governo do estado e senadores da república, uma imagem muito típica de quem quer ajudar a construir uma democracia diferente. Você vê ali Zé Ronaldo e Zé Neto, que disputaram as eleições acirradas de 2024, juntos discutindo e construindo um ambiente favorável aos direitos de Feira de Santana. Para mim, essa imagem que fica nacionalmente. 

Quero parabenizar aqueles que fizeram a história de Feira de Santana e agradecer a eles por seus esforços. Eu espero que a gente chegue, daqui a 8 anos, no bicentenário de Feira de Santana, com os principais projetos estruturados e bem desenvolvidos.

José Ronaldo, prefeito de Feira de Santana

“Mais do que celebrar, viemos também defender os interesses de Feira. Uma cidade do porte da nossa precisa e merece investimentos à altura. A luta por um aeroporto estruturado e por uma universidade federal foram alguns dos pontos que levamos ao plenário. Seguimos firmes para que Feira continue crescendo, com orgulho e oportunidades para todos. 

Temos um povo altamente trabalhador, um povo altamente vencedor, e que faz junto com todos nós essa pujança que é Feira de Santana na área industrial, na área comercial, na área de serviço. Vamos continuar avançando e continuar progredindo.”

Zé Neto, deputado federal 

“A gente fez a sessão especial no plenário principal da Casa, transmitindo para o Brasil inteiro o evento, e fomos a diversos ministros, setores do Governo Federal, instituições, órgãos. É um processo maravilhoso de relacionamento da nossa cidade com os seus representantes econômicos, sociais e com Brasília, que é o centro do poder.

Eu digo todo dia: Feira não sabe a força que tem. E ela tem aprendido cada dia mais sobre o quanto é importante estarmos reunidos em torno de objetivos comuns, dando uma demonstração clara que aqui a gente está com uma missão acima da política.”

Luís Mercês Júnior, empresário do grupo Mersan, diretor comercial e presidente da CDL Jovem 

“Feira é uma cidade de empreendedores, a gente fala que é a capital do empreendedorismo no Brasil. Então, estamos aqui para pedir projetos que são importantes para a cidade, e exigir um pouco do que é direito nosso, de Feira. É a segunda maior cidade da Bahia, uma cidade maior do que muitas capitais. Temos que ter esse olhar um pouco diferenciado para a grande região metropolitana que somos. 

A missão foi plantada lá atrás e vem crescendo. Essa é a delegação que eu vejo que rejuvenesceu bastante, conseguimos trazer um grupo de jovens junto com a gente e tem muita gente nova chegando. Feira de Santana é uma cidade que acolhe, recebe e tem oportunidade para todos.”

Genildo Melo, presidente da ACEFS

“É um momento histórico para Feira de Santana. Essa Missão Brasilia 2025  foi tratada com muito carinho. Sem dúvida nenhuma, é um momento extremamente importante para Feira de Santana. Quase 300 pessoas que se dispuseram a estar aqui para trazer as demandas da nossa cidade, da nossa região para Brasília, onde as decisões são tomadas. Então, enquanto presidente da Associação Comercial, eu me sinto extremamente satisfeito e honrado de estar participando deste evento de cidadania.”

Geraldo Pires, presidente do CIFS e  empresário da Biscoitos Itália

“É um excelente movimento, é toda uma classe empresarial que a gente não tem o prazer de estar encontrando no nosso dia a dia, tem pessoas que a gente só encontra na missão. A gente vê como é forte isso aqui, essa união é muito importante. Além da participação dos políticos e dos empresários, temos aqui professores, médicos, pessoas que têm interesse no futuro de Feira. E isso é bom, agrega valor, dá mais amor à cidade. A missão só faz agregar coisas boas.”

Marcelo Alexandrino, presidente do Convention & Visitors Bureau e empresário do Grupo Acalanto de Hotéis

“Feira de Santana tem destaque nacional em vários aspectos. Uma cidade que cresce muito, cresce sempre mais do que o estado da Bahia e muitas vezes mais do que o próprio Brasil. Mas nós temos grandes necessidades e falta recurso. 

Então, estamos aqui também para, junto aos políticos, aos senadores, aos deputados federais, junto com o governador da Bahia e junto com o prefeito, buscar recursos para Feira de Santana. Para que a gente possa investir no seu desenvolvimento, econômico e social. Eu considero como um grande marco a união das entidades em torno dessa missão. É a força do associativismo.”

Angelo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia

“Estão sendo plantadas, neste momento, as sementes que serão colhidas com muito trabalho, com fé em Deus. Para que a gente possa já começar a enxergar e perceber que os 200 anos de Feira estão logo ali. São 192 anos da Princesa do Sertão e já já faremos 200, e são muitos desafios a serem superados até lá. 

É necessário muito trabalho para preparar a cidade para a atração de novos investimentos, para que ela seja cada dia mais plural e generosa para o seu povo. Essa é a tarefa que nós estamos fazendo aqui, nesse momento tão importante. Então, tudo isso é um terreno fértil, muito profícuo, para que a gente tenha esperança em construir uma cidade melhor para o nosso povo morar.”

Marcia Ferreira, secretária do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana

“É o aniversário da cidade, uma cidade que é uma jovem idosa, com 192 anos, e viemos ao parlamento trazendo demandas, tanto da Câmara dos Vereadores, que está com mais de 70%, como de empresários. E não podíamos nos furtar a esse momento de entrosamento onde tem todos os poderes, que é aqui em Brasília. Acho que a gente está com 100% do PIB de Feira de Santana, então, quem não está aqui,está representado pelas entidades que aqui estão.”

Luiz Bahia Neto, secretário de Governo da prefeitura de Feira de Santana e presidente da UNAGRO

“As pessoas estavam todas imbuídas ali em capitanear recursos e melhorias para Feira de Santana. Vimos a demonstração do empresariado todo unido nesse sentido, realmente, de mostrar força, levantar pautas que são importantes e assuntos sensíveis da nossa cidade. Não tenho dúvida que essa movimentação toda vai ecoar e que nós teremos êxito em capitanear recursos para investir na nossa cidade. Vamos elevar ainda mais o patamar de Feira de Santana, onde realmente ela pode e deve estar.”

Cristiana França, diretora do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA)

“Essa missão é de uma importância muito grande, especialmente para a saúde. Viemos fortalecer a saúde, não só de Feira de Santana, mas também de toda a região centro-leste, porque a responsabilidade do Cleriston é muito grande. Somos responsáveis por 126 municípios daquela região, sendo o hospital mais importante da rede SUS no interior do Estado.

Então, essa missão vem nos fortalecer, através das conversas que tivemos, principalmente com o Ministério da Saúde, que é a pasta que nos sustenta e que nos organiza para que a gente possa prestar uma solução de qualidade. Agora também com a promessa e a concretização do sonho de um hospital de câncer para Feira de Santana, será muito importante para a gente.” 

Paulo Cavalcanti, empresário e presidente do Conselho Superior da Associação Comercial da Bahia

“Feira de Santana dá o exemplo. É a classe empresária, produtiva, mostrando que é exatamente assim, de forma participativa, em peso, com todo mundo custeando e vindo para comemorar não só os 192 anos de Feira de Santana, mas também aproveitar e, dentro do Congresso, mostrar suas necessidades, cobrar sua infraestrutura, cobrar o que é importante para o desenvolvimento do país, para quem gera riqueza, para quem gera imposto, para quem gera emprego. 

Isto é exatamente o que eu chamo de consciência cidadã participativa: a população brasileira entendendo que tem uma fração ideal desse poder e a participação. Isso aqui é um exemplo, nos traz orgulho. Eu estou orgulhoso de estar aqui também participando desse momento.”

Mauro Ricardo Freitas, contador, empresário da Contas Contabilidade e diretor da CDL, ACEFS e SICOMÉRCIO

“Satisfação grande em trazermos pautas e reivindicações para Feira de Santana. Uma cidade que a cada dia vem se envolvendo e se destacando no Brasil, apesar de dificuldades enfrentadas em todo o país. Feira de Santana sempre sai na frente com inovações, graças a esse evento, graças à movimentação das classes empresariais, dos empresários que acreditaram e que acreditam na CDL, na Associação Comercial, no CIFS e Sicomércio. A classe política nos recebeu de braços abertos, inclusive agradecendo as demandas que nós trouxemos para cá.”

Camila Piaggio, diretora superintendente da PDK Empreendimentos

“É um movimento muito importante para Feira de Santana, dá para perceber como temos uma força muito significativa. Todos os empresários, a sociedade civil, todo mundo reunido em prol do crescimento, isso é muito importante. Feira de Santana é muito pujante. Nós que atuamos diretamente no mercado imobiliário, estamos sempre atentos, em estar em harmonia e pensando no melhor para a cidade.”

Antonio Vitor Novais, empresário da CEPRENG 

‘Um evento como esse mostra a nossa união enquanto empresariado para vir até Brasília, trazer propostas de melhorias para a nossa cidade, investimentos em infraestrutura e na nossa economia, para tornar a cidade cada vez mais relevante no cenário nacional. A gente que trabalha no setor da construção civil, da indústria, termina tendo uma coalizão com todos os outros setores de comércio, de serviço, de agroindústria, enfim. E essa coalizão traz muito mais entusiasmo em saber que não estamos investindo sozinhos.”

Osvaldo Ottan, empresário da Belvedere Construtora, Mirante Imobiliária e TIC Bahia

“É um prazer enorme estar aqui. Primeira vez que eu estou nesse evento. E é uma experiência fantástica, porque é a única cidade no Brasil que promove um evento dessa magnitude. E isso, com certeza, vai trazer grandes benefícios para a nossa comunidade. Eu digo sempre que Feira de Santana tem vocação para o crescimento e ninguém segura esse progresso.”

Carlos Alberto Cita Pereira, empresário do Grupo Matiz

Nós, como empresários que amamos Feira de Santana, viemos nesse chamado das entidades, como a CDL, Associação Comercial e todas as entidades de classe representativa. E mais de 200, quase 300 empresários de peso de nossa cidade mostrando a força que é Feira de Santana, Isso é muito importante. Nós, como uma empresa que leva o nome de Feira para todo o Nordeste, não podíamos deixar de estar presente num movimento tão forte, para mostrar o quão grande Feira de Santana é e a atenção que ela precisa, em todas as pautas na Câmara dos Deputados.”

Reinaldo Cirino, empresário e presidente da Rede Erguer

“Estamos com essas pautas, tanto para Feira de Santana, como para o nosso comércio. A missão é algo extraordinário. Tantos empresários, uma organização muito grande, fantástica. Eu acho que isso é de grande valia para o nosso município. Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, está crescendo cada vez mais.”

Arthur Grinfeld, médico e empresário com o Hospital Otorrinos

“Um evento muito importante, a gente está muito honrado com o convite. Tentamos trazer as novidades mais interessantes para que a gente continue, então, com essa qualidade, tanto na parte empresarial, como na parte médica. Buscando trazer para a nossa Bahia, e o mais importante, para a nossa Feira de Santana, empreendimentos da mais alta qualificação. 

E ficamos realmente muito impressionados. Uma coisa apartidária, com uma energia para o bem da cidade, independentemente de tudo, de crença, de partidos que a gente defenda, de ideologias. Eu sinto que todo mundo que está aqui, quer o bem realmente da cidade.”

Dilton Coutinho, empresário e radialista  

“Feira de Santana marcando presença em Brasília, já repercutindo, inclusive, com várias pessoas que perguntaram que comitiva grande é essa. Feira de Santana está marcando a sua terceira edição e nós temos certeza absoluta de que vamos sair daqui com resultado altamente positivo.”

Babington Luiz, empresário, diretor comercial do grupo Feira Tintas e diretor da CDL Jovem.

“Foi um movimento muito positivo, são mais de 250 empresários trazendo pautas para poder agregar à nossa querida Feira de Santana. Esse poder empresarial está trazendo muitas coisas bacanas. Então, é muito válido para a força de Feira de Santana.” 

Ruy Leal Jr, advogado 

“Feira de Santana está aqui. Isso é legal porque estão todas as áreas, e todos vieram para buscar uma melhoria para a cidade. Essa melhoria vai reverberar em todos os sentidos. Isso vai ser muito bom e a gente tem que engrossar esse caldo. A classe produtiva de Feira de Santana, ela melhora a cidade. E estando aliada com quem decide, com quem tem iniciativa, com quem faz a lei, com quem governa, eu acho que Feira de Santana não pode ser parada.”

André Mascarenhas, empresário com a Arte Capital, presidente do Sinapro-BA (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia)

“Feira é uma cidade pujante, uma cidade que concentra um grande entroncamento rodoviário, gente do Brasil inteiro construindo um mercado que é independente, que é superavitário, que congrega forças de diversos segmentos e que pauta principalmente seu crescimento no comércio e no serviço. Um crescimento muito acima da média nacional, acima da média do estado. E que é uma força, por si só, comprovada com um movimento como esse.”

Pedro Augusto Pereira, empresário e CFO do Grupo Acalanto de Hotéis

“Apresentamos as nossas demandas, as nossas questões e necessidades para que possamos cada vez mais incentivar o turismo. Feira já é conhecida pela pujança econômica, com facilitadores como o entroncamento rodoviário e a atuação de certas empresas e fábricas que abriram recentemente. E eu entendo que seja muito importante essa nossa presença e atuação.”

Adauto Franco, empresário da RODOTRAC e vice-presidente da ACEFS  

“É uma vitória para Feira de Santana. Claro que você não sai daqui com todas as resoluções nesse momento, mas é um plantio que a gente faz. Se planta agora para colher à frente. Outras vezes já fizemos essa plantação e já houve colheitas, e essa é mais uma oportunidade. Então é uma vitória, um presente para Feira, que comemora 192 anos mobilizando a sua sociedade organizada, empresários, classe trabalhadora, imprensa, profissionais liberais, todo mundo com um objetivo único de elevar a cidade e comemorar junto com ela.”

João Marcos Pina, arquiteto

“É de extrema importância a gente trazer emendas para poder viabilizar o urbanismo em Feira, que pelo entroncamento rodoviário que é a cidade, precisamos pensar muito no urbanismo, que é um bem comum da sociedade. Então, a gente trazendo as viabilidades urbanas e o benefício comercial e também residencial para o mercado imobiliário, inclusive, que é extremamente aquecido como a construção civil de Feira, não tenho dúvidas que o crescimento vai ser extremamente exponencial.”

Eduardo Borges, administrador do Laboratório Análise e diretor da CDL

“Olha, eu acho esse movimento muito importante, e este ano cresceu bastante. O termômetro que eu vi ontem foi curioso: peguei um Uber para ir jantar, e o motorista perguntou: ‘Está tendo algum movimento diferente na cidade hoje? Porque terça-feira geralmente é meio parada. O que está acontecendo?’ Eu respondi: ‘É a Missão Brasília de Feira de Santana.’ E ele disse: ‘Ah, já levei várias pessoas, está movimentando a cidade.’

Então, você vê que Feira de Santana movimenta Brasília e, com certeza, será notícia em todo o cenário nacional. Acho que, salvo engano, é a primeira cidade que realiza um movimento desse tipo em Brasília.”

Danilo Freitas, radialista

“Um momento muito oportuno para Feira de Santana, um momento de muito orgulho e celebração. A Missão Brasília não é somente uma reunião de pessoas do setor produtivo, mas muito mais do que isso. Queremos mostrar aqui, na capital federal, que Feira de Santana, além de uma cidade muito pujante, é uma cidade que consegue se unir em prol do desenvolvimento. E é muito importante acompanhar isso de perto e fazer parte da Missão Brasília 2025.”

Jamilly Pink, empresária na rede de Postos Conterrâneo

“Quando a gente reúne pessoas com o propósito de buscar desenvolvimento para a nossa cidade, você vê a força da união, das instituições e dos próprios empresários, que saíram dos seus negócios para poder estar aqui tendo acesso a tanto conhecimento, a tantas pessoas. Tudo isso para poder trazer para a nossa cidade esse desenvolvimento e oportunidades de crescimento.”

Antonio Dyggs, empresário do segmento cultural 

“É a primeira vez que eu estou participando da missão e, de fato, é tudo isso que o pessoal falava mesmo. A representatividade é muito importante para a nossa cidade, que é uma das mais importantes do Nordeste e do país. 

É algo que faz com que a gente seja visto como prioridade aqui, na capital do país, onde se decide quem é prioridade, para onde o dinheiro vai, para onde os investimentos vão. Estou particularmente muito feliz de estar participando. Acho que Feira de Santana só tem a ganhar com essa união, no momento em que se coloca de lado divisões políticas, pensamentos. Pode todo mundo pensar diferente, mas no momento da missão, todo mundo pensa igual, que é Feira de Santana Futebol Clube.”

Leandro Carozzo empresário da Construtora Carozzo

“Esses empresários que vieram aqui são empresários que eu admiro bastante e eu tenho certeza que eles vão ter sucesso. Porque é uma cidade tão pujante financeiramente, com tantos empresários sólidos e com a cabeça aberta para os novos negócios, que só tem a crescer. E essa cidade, com certeza, vai crescer cada vez mais. E, sim, a gente precisa do apoio federal para que isso aconteça.”

Alana Carvalho, gestora comercial da CDL

Enquanto entidade, nós representamos essa missão. A gente tem aqui a alegria, a felicidade de trazer um contingente tão grande de pessoas, que, de fato, se uniram. A gente está vendo o quanto esse movimento realmente é sólido e está evoluindo tanto. São grandes líderes, as principais lideranças empresariais, e todas as entidades de Feira de Santana estão muito bem representadas”

Feira de Santana ganhará Hospital Oncológico

Um marco histórico para o município. Resultado da Missão Brasília 2025, que levou demandas estratégicas à União e ao Congresso, foi assinado, em novembro, o convênio com a Santa Casa de Misericórdia para implementar o Hospital Baiano de Oncologia (HBO), em Feira. A primeira etapa da construção contará com 90 leitos, incluindo 20 de UTI, seis salas cirúrgicas e um avançado centro de bioimagem. Com investimento de R$ 91 milhões, a implantação do HBO é fruto da articulação entre governo federal, governo estadual, prefeitura, parlamentares, empresários locais e entidades representativas, simbolizando a “união que Feira merece”. 

Leia também

Em destaque