Empreendedores apoiados pelo Sebrae impulsionam inovação, fortalecem setores estratégicos e ampliam oportunidades
Feira de Santana reafirma sua vocação empreendedora com resultados expressivos em 2025. Ao longo do ano, o Sebrae atendeu 20.244 microempresas e empresas de pequeno porte na regional, contribuindo para o desenvolvimento de um universo de 77.856 negócios mapeados. A atuação foi marcada por estratégias alinhadas às demandas locais, consolidando o papel dos pequenos negócios como motores da economia e da inovação.
“As ações do Sebrae alcançam toda a região, com agências físicas em Itaberaba e Euclides da Cunha, além de Feira de Santana. Paralelamente, nossa rede de atendimento é potencializada por iniciativas realizadas junto a parceiros estratégicos que nos permitem chegar junto a quem empreende nos 71 municípios de toda a nossa extensão regional. É um território marcado por negócios que se sintonizam à inovação e à sustentabilidade, contando com o Sebrae Bahia para se tornarem ainda mais sólidos e competitivos”, ressalta o gerente regional do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis.
Entre as iniciativas desenvolvidas ao longo do ano, destacam-se as trilhas personalizadas para os segmentos de Saúde e Bem-Estar, que ofereceram capacitações sob medida para um setor em expansão. O apoio às mulheres empreendedoras também ganhou força, com trilhas de aceleração que beneficiaram 42 empresárias de Feira de Santana e do Território do Sisal, fortalecendo lideranças femininas e ampliando o impacto econômico desse público.
No campo setorial, o Sebrae atuou como articulador do desenvolvimento em áreas estratégicas. No Agronegócio, as ações voltadas para as cadeias de Leite e Derivados e para a Apicultura/Meliponicultura reforçaram a economia rural. Já na Indústria da Moda, avançaram projetos de sustentabilidade junto à Indústria Coureira em Ipirá e Tracupá. No segmento de Bares e Restaurantes, o lançamento do Roteiro Gastronômico valorizou a culinária local e estimulou o turismo de negócios.
De olho nos movimentos e atualizações do mercado, as Missões Empresariais ampliaram horizontes, levando empreendedores a feiras nacionais e internacionais. Entre os destaques, 2025 marca a participação da Realce Indústria na COP30, realizada em Belém-PA, e da startup Puba, conectada à UEFS, na Singapore Week of Innovation and Technology, representando o Nordeste em um dos maiores eventos globais de inovação.
Cada ação reforça o compromisso do Sebrae com a transformação econômica e social de Feira de Santana e região, com base na força motriz do emprego e renda no Brasil e na Bahia: os pequenos negócios.



