Último dia do Salão Rio de Interiores debate as práticas de governança e homenageia os 50 anos do Indio da Costa Arquitetura

Evento contou com grandes nomes do mercado em programação voltada para os pilares do ESG

Foto: Miguel Sá

Trazendo o terceiro pilar do ESG, o último dia do Salão Rio de Interiores -, que este ano tem como tema a “Confluência dos Saberes” -, abordou temas relacionando as práticas de governança, reunindo alguns dos mais influentes profissionais do mercado de arquitetura e design de interiores para discutir os rumos do setor.

O evento teve início com o workshop “Inteligência Artificial e Design de Interiores”, ministrado por Maria Mahmoud, arquiteta e fundadora do Nuvem Design, conhecida pela criação de ambientes colaborativos com designs complexos, como as estruturas de transmissão da Copa do Mundo FIFA e os Jogos Olímpicos. Com mediação do arquiteto, urbanista e engenheiro civil Marco Milazzo, outro entusiasta do assunto, Maria começou destacando uma pesquisa que aponta o Brasil no top3 de países que usam o ChatGPT e fez uma breve linha do tempo da inteligência artificial desde seu surgimento. De forma bastante didática e com exemplos práticos, ela mostrou ao público de que forma podem usar a ferramenta em seu favor. E ressalta: “vamos parar de nos subestimar, nós somos muito melhores que as máquinas”, e reitera que a IA não vai substituir o trabalho dos profissionais da área, a cocriação entre os designers de interiores e essa ferramenta só amplia os resultados. Maria e Marco aproveitaram o momento para anunciar o lançamento do curso “Fluxos Criativos com IA” em parceria com a Asbea-RJ e IAB-RJ.

Seguindo a programação, o primeiro painel, mediado por Manuèle Colas, contou com a presença de João Caetano, fundador da Arquivo Contemporâneo, e Renata Buffara, diretora vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Autoral – BRADA, explorando as fronteiras entre inovação tecnológica e expressão artística. Manuèle abriu o debate comentando que “governança pode parecer uma palavra muito técnica, mas nada mais é do que o conjunto de regras que uma organização adora para funcionar de maneira eficiente”. Pegando esse gancho, João contou um pouco da história da criação do Arquivo e de que forma a governança faz a diferença no negócio. “Para nós caiu muito bem na administração, que leva todo lado burocrático adiante e está focada na satisfação do cliente. E do outro lado temos o atendimento, com a preocupação de que os vendedores tenham conteúdo para apresentar as peças de design para os clientes”, conclui.

Na sequência, em sua apresentação “Governança e o Futuro do Design Autoral na Era Digital”, Renata trouxe o detalhamento técnico sobre uma questão muito relevante para o mercado, que é uma grande dúvida que enfrentam hoje: obra de arte ou produto industrial? Segundo ela, “o design em sua essência habita essa encruzilhada singular: é ao mesmo tempo um gesto de arte e uma solução funcional”. Nesse contexto, de um lado está o direito autoral, que protege a “alma” da obra, sua expressão artística e espiritual. Do outro, a propriedade industrial, que resguarda o “corpo” da obra na sua aplicação comercial. “E é o design como “obra de arte aplicada” é a luta da BRADA”, finaliza.

O encerramento ficou por conta de Luiz Eduardo Indio da Costa, que dividiu o palco com Patrícia Quentel, da CASACOR Rio, como mediadora da palestra. Uma das personalidades mais reconhecidas do urbanismo brasileiro e responsável por alguns dos mais famosos cartões postais do Rio de Janeiro, o arquiteto fechou a 3ª edição do Salão Rio de Interiores resgatando – por meio de fotos e curiosidades de projetos incríveis realizados por todo Brasil – a história dos 50 anos do Indio da Costa Arquitetura. Ao final, Patrícia questiona: “o que te entusiasma mais num projeto?”, e Indio responde de imediato: “Eu gosto de variar. O melhor projeto é sempre o próximo”.

O Salão Rio de Interiores é uma realização da AsBEA/RJ e IAB RJ, com patrocínio do CAU/RJ e do CasaShopping, com apoio institucional do Colégio Estadual de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj), apoio de mídia Bandnews FM, CASACOR Rio, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clica da cidade do Rio de Janeiro, Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab) e apoio comercial Prosperar.

Leia também

Em destaque