Para exercer a função de corretor, é preciso a realização de um curso técnico em transações imobiliárias ou superior em negócios imobiliários, que são oferecidos por instituições de ensino credenciadas
por Louise Farias
A delegacia do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), de Feira de Santana, atua na região há vinte anos, atendendo às demandas dos profissionais do setor imobiliário. O órgão regulamenta o exercício da profissão, fiscaliza irregularidades na área e oferece o suporte necessário aos corretores. O CRECI ainda estabelece diretrizes a serem seguidas pelos profissionais, além de atribuições, requisitos e piso salarial.
A profissão de corretor de imóveis é regulamentada através da Lei Federal n° 6.530/78. Esse profissional tem a função de assessorar o cliente em todas as fases da compra ou da venda do imóvel. Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, é necessário que o corretor saiba se relacionar com o público e ossua argumentação para que a venda seja efetuada.
Para exercer a função de corretor, é preciso a realização de um curso técnico em transações imobiliárias ou superior em negócios imobiliários, que são oferecidos por instituições de ensino credenciadas. O estágio na área é outro pré-requisito e funciona como um período de aprendizagem sob a supervisão de um profissional regulamentado pelo conselho de classe. Portanto não é permitido que profissionais atuem de forma clandestina e realizem processos de intermediação imobiliária sem ser registrado pelo CRECI.
De acordo com Joilson Nunes, delegado regional do CRECI, Feira de Santana possui cerca de 750 corretores atuando nos mais diversos segmentos imobiliários. Segundo ele, o corretor tem a missão de passar credibilidade ao cliente no momento da compra de um imóvel. “A principal função desse profissional é realizar sonhos. Para isso, é preciso trabalhar com responsabilidade, ética e convencer o cliente a adquirir um bem que seja viável ao seu orçamento financeiro. Não se pode brincar com os sonhos de uma família. Também é imprescindível que o corretor tenha conhecimentos sobre documentações e procedimentos necessários para financiamentos na realização de transações imobiliárias”.
Sobre o mercado imobiliário de Feira de Santana, Joilson considera muito promissor. “Esse segmento só está começando. Alguns bairros de Feira de Santana ganharam ascensão com a chegada de empreendimentos residenciais, a exemplo do Vila Olímpia, Sim e Papagaio. A nova promessa do setor é a Avenida Noide Cerqueira, que deve atrair inúmeros investidores da construção civil”.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.