Da forma à estrutura: uma construção coletiva

“A relação arquitetura-estrutura garante a agilidade e flexibilidade nas obras”, afirma Hélio Aragão

Foto: Divulgação

por Helio Aragão, Eng. Civil, Mestre em Estruturas, sócio da empresa STR Consultoria e Projetos Estruturais, professor da UEFS e UFRB

A interface entre o projeto arquitetônico e estrutural revela uma relação de dependência e de responsabilidades. Além das funções vinculadas à engenharia, como resistir às ações e conduzir as forças ao solo, o projeto estrutural dá existência às formas arquitetônicas; garante o exercício das funções; configura, organiza e limita os espaços; e participa da expressão arquitetônica (LARANJEIRAS, 2011). A relação arquitetura-estrutura garante a agilidade e flexibilidade nas obras, contando com a constante evolução dos materiais, das técnicas construtivas e de softwares específicos.

Nessa perspectiva, dentre os projetos elaborados pela empresa STR Consultoria e Projetos Estruturais podemos destacar: a) Projeto residencial desenvolvido pela arquiteta Ana Cristina Monteiro com balanço de 7,5 m de vão sobre a garagem, tendo como solução a estrutura de concreto armado e uma treliça metálica de 1,4 m de altura funcionando como apoio para os tirantes que suportam o balanço; b) Prédio residencial Magnifique Premium (25 pavimentos) desenvolvido pelo arquiteto George Carvalho e executado pela Cruz Oliveira Construções e Empreendimentos, tendo como desafio a compatibilização dos projetos arquitetônico e estrutural na distribuição dos pilares visando minimizar a interferência nas vagas das garagens e do apartamento tipo, além de garantir a estabilidade global da edificação. Neste projeto foi utilizado um concreto com resistência à compressão de 35 MPa e uma análise numérica sofisticada c) Projeto residencial desenvolvido pelos arquitetos Ivan Rocha e Carlos Pinillos que teve como desafio a criação de uma malha de vigas metálicas com pequena altura na garagem servindo de apoio para um pilar que recebe o carregamento do pavimento superior, dando a impressão que essa região está flutuando.

Tais exemplos reforçam a extrema importância da parceria entre arquitetos e engenheiros de estruturas na compatibilização dos projetos diferenciados e exclusivos.

Artigo publicado na versão impressa da revista Sacada.

Leia também

Em destaque