Com a valorização do mercado imobiliário, o investidor pode explorar opções avaliando a perspectiva que mais lhe favoreça
por Silma Araújo
Feira de Santana é uma cidade de oportunidades, o mercado imobiliário não para de crescer e, consequentemente, a valorização dos imóveis está em constante ascensão. Alguns optam por vender seu patrimônio e aplicar o dinheiro, outros preferem obter renda com o aluguel.
Humberto Mascarenhas, diretor da Nobel Imóveis, considera que, com a valorização do mercado imobiliário, o investidor pode explorar as duas opções avaliando a perspectiva que mais lhe favoreça, pois cada caso é muito particular. “Feira de Santana está com uma valorização superior a muitos Estados e cidades da Bahia, onde os preços estão estagnados. Feira continua com crescimento bem considerável, por isso as duas opções são válidas”.
O diretor dá dicas do que fazer em ambos os casos. “É interessante alugar, porque a pessoa tem duas formas de rentabilidade. Uma delas é a valorização do imóvel, e a outra é o retorno dos aluguéis como fonte de renda, um rendimento certo. A venda é interessante quando a pessoa encontra uma boa oferta para o imóvel e com esse valor faz outro investimento. Isto acontece constantemente”, explica.
Para quem deseja vender, o mercado disponibiliza algumas vias para realizar a transação. Heyridean Teixeira Ferreira, correspondente bancária do banco Caixa, esclarece como se dá o financiamento, detalhando os prazos, a documentação e a avaliação do valor do imóvel. “Comparando com antigamente, o financiamento está muito facilitado e um dos motivos é o atrativo da rapidez dos contratos. Em um processo sem maiores problemas e impedimentos, conseguimos finalizar a assinatura do contrato em cerca de 20 dias. Antes levava-se de 60 a 90 dias”, evidencia.
Heyridean identifica quais documentos podem ser exigidos para o início do financiamento. Há alguns requisitos que devem ser cumpridos pelas partes. “O vendedor deve apresentar os documentos de RG, CPF, comprovante de estado civil e de residência; o comprador deve prestar os documentos pessoais e que comprovem a renda para que a liberação do seu crédito de financiamento seja viabilizada”, relaciona.
Quanto ao imóvel, “precisa estar desembaraçado e apto para ser financiado, com as certidões de ônus, de inteiro teor, ações reais pessoais e reipersecutórias fornecidas pelo cartório de registro de imóveis onde o imóvel é registrado”, observa a correspondente.
Após a etapa de aprovação do crédito, Heyridean informa que o imóvel passa pela avaliação do engenheiro autorizado da Caixa, que pondera se o imóvel está apto a ser ofertado como garantia da operação. A partir daí, o contrato poderá ser assinado e enviado ao cartório para o registro em nome do novo proprietário.
Heyridean esclarece que o registro em cartório formaliza a operação de compra e venda e é obrigatório, até mesmo em compras sem o uso do financiamento imobiliário. Após o registro do contrato, o comprador deve apresentá-lo ao banco ou ao correspondente bancário responsável pela transação, para que o crédito seja liberado. Atualmente, no prazo de 48 horas úteis o valor do imóvel estará disponível na conta bancária do vendedor.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.