A empresa administra diversas modalidades de condomínios, ou seja, comerciais, residenciais, clínicas médicas, empresariais, galerias, shoppings, haras e condomínios mistos
por Louise Farias
O trabalho realizado pela Organiza teve início no ano de 1991 a partir de um convite feito a Bel Sampaio por sua amiga Maria Amelia Titoneli, que procurava uma pessoa competente para administrar o Residencial Morada das Torres, onde ela morava, no centro de Feira de Santana.
Após essa primeira gestão, outros condomínios da cidade se interessaram pelo trabalho desempenhado por Bel e assim começou uma grande história de sucesso, com a abertura oficial da empresa. No início do negócio, algumas pessoas foram imprescindíveis por acreditarem no potencial da Organiza, entre elas os construtores Gilson Alves (in memoriam), Osvaldo Ottan e o empresário Luiz Mercês, que indicaram diversos condomínios que tempos depois vieram a se tornar clientes.
Com o crescimento da Organiza, Bel Sampaio agregou outros sócios e parceiros à empresa. Passaram a fazer parte da administração suas irmãs Leide Sampaio e Sineia Sampaio, além da sua filha Aidni Sampaio e o advogado Gil Fernandes. Hoje a Organiza gerencia aproximadamente 100 condomínios em Feira de Santana, além de prestar consultoria em diversas cidades do estado, como Salvador, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Itaberaba.
Atualmente a Organiza administra diversas modalidades de condomínios, ou seja, comerciais, residenciais, clínicas médicas, empresariais, galerias, shoppings, haras e condomínios mistos, para tanto, conta com uma equipe formada por 36 colaboradores (administradores, contadores, advogados, supervisores, equipe técnica e administrativa). Entre as atividades realizadas pela administradora, estão a gestão administrativa, de recursos humanos, financeira e de assuntos jurídicos.
Na gestão administrativa e de recursos humanos, a Organiza exerce importantes papéis, como criar e executar cronogramas físicos de investimento beneficiando os condomínios, gerenciar arquivos e documentos, coletar orçamentos de obras e serviços, supervisionar a manutenção e a operacionalização dos condomínios, atender a fornecedores, participar das assembleias, controlar a manutenção das áreas comuns, recrutar funcionários, elaborar folha de pagamento, entre outros. “Todos os dias realizamos uma fiscalização in loco nas áreas físicas dos condomínios. Visitamos cada um para supervisionar o seu pleno funcionamento e procurar soluções para qualquer problema identificado. Nos equipamentos de segurança, por exemplo, verificamos o vencimento das cargas de extintores, as sinalizações de segurança, o sistema de alarme e de iluminação de emergência. Na manutenção, temos o compromisso de vistoriar elevadores, jardins, portões, centrais telefônicas”, ressalta a supervisora Leide Sampaio.
Na gestão financeira dos condomínios, a Organiza também detém importantes responsabilidades, a exemplo do acompanhamento das previsões orçamentárias, emissão de boletos bancários, controle dos pagamentos, cobrança dos devedores, elaboração de balancetes e prestação de contas mensais e gestão de custos.
“Apesar de não possuir finalidade lucrativa, o condomínio tem todas as responsabilidades de uma empresa, por isso a importância de manter sua saúde financeira em dia. Às vezes é necessário um posicionamento mais enérgico para inibir as inadimplências que comprometem todo o orçamento, para isso é preciso eficiência na recuperação de créditos com um controle rigoroso sobre a cobrança. Uma administração mais profissional gera mais economia, mas não basta apenas pagar e receber, é preciso que as despesas não superem as receitas”, explica a gerente financeira Aidni Sampaio.
Quando o assunto é a gestão de assuntos jurídicos, a Organiza também se destaca ao prestar consultoria tributária, fiscal e trabalhista, realizar cobranças judiciais, assessorar na elaboração dos regimentos e na assinatura de contratos de prestações de serviços, entre outras.
Além de administrar inúmeros residenciais em Feira de Santana, a Organiza também se destaca na gestão de empreendimentos comerciais, a exemplo do Edifício Multiplace e do Shopping Millenium, ambos coordenados por Sineia Sampaio. “Cuido da contabilidade, financeiro, segurança, recepção e limpeza desses dois negócios. No Multiplace são 256 salas administradas por nós, enquanto no Shopping Millenium são 39 lojas. Também propomos diversas melhorias nos condomínios, como manutenção da estrutura e investimentos em segurança e tecnologia. Acredito que para se manter há tantos anos no mercado, a Organiza tem como diferenciais a qualidade do serviço prestado e o comprometimento dos funcionários. Para nós, o respeito aos condôminos é de extrema importância e prezamos por isso. É possível notar a satisfação dos nossos clientes e dos síndicos, que também são imprescindíveis nesse trabalho”.
Segundo Bel Sampaio, sócia-fundadora da Organiza, não faltam motivos para comemorar as inúmeras atividades e ações realizadas pela administradora ao longo dos seus 23 anos de existência em Feira de Santana. “Nossa empresa conta hoje com profissionais de contabilidade, economia, administração, direito, além do importante papel exercido pelos síndicos. Ocupamos um cargo de extrema confiança, porque lidamos com o dinheiro de um conjunto de pessoas, sendo imprescindível lisura, transparência e idoneidade moral. Tenho muito orgulho da fidelidade dos clientes. Muitos são nossos parceiros desde que a empresa foi aberta e isso passa confiança e credibilidade”.
Gil Fernandes também destaca a importância dos serviços prestados pela empresa na cidade. “Feira experimenta condomínios há aproximadamente 30 anos. Quando esse modelo foi impresso no dia a dia do cidadão, veio com o objetivo de oferecer mais segurança e conforto ao morador. Assim, surgiu a figura do administrador de condomínios, a partir da necessidade de economia na aquisição dos seus bens e na contratação de seus serviços. Foi realizando esses e tantos outros feitos com responsabilidade social, legal e financeira que estamos há tantos anos no mercado. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, a cada dez empresas sete não conseguem vencer o quinto ano por problemas na condução do trabalho. Diante disso, acredito que um negócio que completa 23 anos se especializando no mesmo segmento é algo a se enaltecer”, comemora Gil.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.