Empresa foi vencedora na maior premiação do mercado imobiliário do país e é responsável pela implantação da operação Fasano no edifício
A Prima Empreendimentos é uma das empresas brasileiras e única do Nordeste a vencer o Prêmio Master Imobiliário 2023, reconhecido como o maior do setor, na noite de ontem, 27/09, em cerimônia no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo.
A incorporadora com sede em Salvador/BA, que atua há 18 anos nos segmentos imobiliário e turístico, teve destaque na categoria “Empreendimento/Retrofit” com o case “Retrofit Edifício A Tarde”, imóvel que atualmente abriga o Hotel Fasano Salvador. O icônico hotel está instalado neste prédio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – Ipac e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, na Praça Castro Alves, em Salvador.
“Há 20 anos uma empresa da Bahia não conquista esse prêmio tão relevante. É uma grande satisfação concorrer com mais de 100 projetos de todo o Brasil”, ressalta o presidente da Prima Empreendimentos, Rubén Escartín.
De acordo com Rubén Escartín, o prêmio reafirma a decisão acertada de comprar o prédio que sediou o jornal A Tarde por 45 anos, em Salvador. “Desenvolvemos um projeto audacioso de retrofit, aprovado sem restrições. O Master Imobiliário chega para ser um marco na história da Prima Empreendimentos, afiançando nosso propósito de consolidar a companhia como grande desenvolvedora de empreendimentos imobiliários e turísticos de luxo no país”.
“Vencer o Prêmio Master nos ajuda a acelerar o plano de expansão da marca nacionalmente”, afirma Christiano Polillo, diretor Comercial e de Marketing da Prima. “Dentro do nosso plano de expansão, além do desenvolvimento de um grandioso destino turístico que em breve será anunciado e que terá projeção nacional, a Prima também está estudando, em parceria com incorporadores de São Paulo, o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários de alto luxo na capital paulista”, detalha.
Mais que transformar um edifício tombado pelo Ipac e pela Unesco, e colocar um luxuoso hotel na icônica Praça Castro Alves, a Prima contribuiu para a revitalização do Centro Histórico de Salvador. A fachada do prédio, por exemplo, foi restaurada em pó de pedra, técnica comum no art décor, que garante aspecto novo, sem prejuízo aos traços e cores originais.
A paginação e os tacos, tanto nos quartos como no hall, são originais, assim como os pés direitos elevados da recepção e do restaurante. O piso e o revestimento do hall de elevadores também foram preservados, assim como as sancas decorativas e as grandes portas metálicas. O conjunto mantém os traços do movimento arquitetônico dos anos 1930, também refletidos na adega, que preserva o clima de romantismo.
O evento contou com a presença de mais de 800 convidados, entre premiados, patrocinadores, autoridades, empresários e líderes de entidades da área imobiliária no Brasil e no exterior.