Saiba as principais características que diferenciam os tipos de apartamentos

O corretor de imóveis deve estar atento às várias tipologias de apartamentos que existem no mercado para atender seu cliente sem se perder naquilo que está oferecendo

Foto: reprodução

O mercado imobiliário fornece uma gama de tipos diferentes de apartamentos, por isso é importante que o corretor saiba a distinção entre cada um deles para atender satisfatoriamente as necessidades de cada comprador. Vejamos:

Apartamento padrão (ou tipo): classificado pelo número de dormitórios, suítes e, normalmente pelo número de vagas que possui, sua planta dispõe de divisões internas bem definidas: salas, cozinha, dormitórios, suítes, banheiros. No mercado brasileiro, este é o tipo mais habitual.

Garden ou Giardino: estes tipos ficam no térreo do prédio e por isso podem possuir quintal ou jardim. Em alguns casos, podem ser construídos fornos de pizza, churrasqueira e até piscina.

Cobertura: localizada no topo, no último andar da construção, muitas vezes dispõe de piscina e churrasqueira, e tem sua metragem o dobro do padrão, podendo ser dividida em cobertura duplex e penthouse:

Cobertura Duplex: é o apartamento que é constituído de dois andares e sua elevação é feita por escada ou elevador privativo.

Penthouse: é uma cobertura sem divisão de andares cuja prumada ocupa toda a área útil do edifício.

Duplex: não precisa necessariamente estar na cobertura, basta que o imóvel seja composto por dois andares. Geralmente são imóveis amplos, com pé-direito duplo. Quando possuem três andares, são chamados de ‘tríplex’.

Loft: são imóveis comerciais modificados para fins residenciais. No mercado de lançamentos, loft designa apartamentos amplos, com pé-direito duplo e com divisão apenas nos banheiros.

Studio: difere-se do loft somente por apresentar algumas divisões internas delimitando, por exemplo, um dormitório privativo.

Kitnet: é um apartamento pequeno com dimensões entre 25 a 35 metros quadrados, que concentra toda a área útil em um dormitório e banheiro. É um termo em desuso, que remonta a uma época em que os empreendimentos não possuíam áreas de lazer comum.

Townhouse: são casas de 2 ou 3 andares geminadas, assemelha-se muito a um sobrado, porém com cada apartamento individual.

Leia também

Em destaque