Com ele é possível comprar, ampliar ou reformar apartamentos, casas e outros empreendimentos
Uma ótima alternativa para quem está querendo ampliar ou reformar o imóvel é recorrer ao consórcio de imóveis. Com ele é possível o crédito para comprar, ampliar ou reformar apartamentos, casas e outros empreendimentos.
As vantagens são a desburocratização do sistema com a liberação do crédito permitindo que com o crédito em mãos, o consorciado tenha o poder de negociação à vista, podendo ganhar bons descontos. A possibilidade de pagar prestações compatíveis com o orçamento, sem a cobrança de juros, apenas de uma taxa de administração, que é diluída ao longo de todo prazo de pagamento da cota.
Os contratos podem ainda contemplar, para garantia das prestações futuras do consorciado contemplado ou não, o seguro com cobertura de morte ou invalidez total e permanente, e para garantir a integridade do bem dado em alienação, o seguro com cobertura de danos físicos ao imóvel.
A opção de utilizar o saldo do FGTS para amortização também é válida, devendo o consorciado procurar a administradora do consórcio, que irá verificar se a cota está contemplada, requisito básico para uso do recurso. É o agente financeiro, que irá orientar sobre os procedimentos e requisitos do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) para utilização do FGTS para abatimento ou liquidação do saldo a pagar. Contudo, há critérios para a liberação desse crédito, como ter mais de três anos de opção pelo FGTS, não ser titular de contrato do SFH, não ter imóvel no município em que reside ou exerce atividade principal.