Com atitudes simples você pode ajudar a resguardar seu lar de ameaças
Para manter a segurança de sua casa e de sua família, pequenos cuidados podem ser adotados a fim de inibir situações perigosas. Veja a seguir uma lista de ações.
• Iluminação
Evite deixara luzes acesas quando viajar, pois essa prática, em vez de inibir, ajuda a ter certeza de que o imóvel está desabitado.
Faça um anel de iluminação ao redor da casa para não deixar pontos de sombra. Use a luz principalmente nas áreas em que o morador passa mais, incluindo o espaço que liga a entrada da casa até a rua.
A garagem, se for aberta, tenha um sistema de iluminação que permaneça acesso durante a noite. Se for fechada, tranque-a. Nos dois casos, mantenha o carro trancado e com os vidros fechados.
• Tranque portas e portões
Proteja a porta da cozinha. Isole aquela dependência durante o repouso noturno trancando as portas intermediárias. Aja da mesma maneira quando se ausentar. Os arrombamentos são mais frequentes através dos acessos dos fundos da casa;
Acostume-se a trancar sempre portas e portões de acesso de sua casa. Não os deixe abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos.
• Cofre de segurança
Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto a sua existência e localização. Sempre que possível instale mais de um, instalando um deles fora de seus aposentos particulares.
• Ingresso de estranhos em sua casa
Não admita o ingresso de estranhos em sua casa. As credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários das companhias de telefone e de energia elétrica etc., devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, devem ser confirmadas por telefone. Sempre que possível alerte os outros familiares, ou o vizinho mais próximo, quando franquear a entrada de um deles em seu lar;
Quando estiver sozinho em sua casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas (presentes, flores, malas diretas, etc.), não abra sua porta e peça para que volte em outro horário.
Se decidir atender, avise pelo telefone um vizinho e peça que ele fique observando o que irá suceder.
Ao contratar empregados, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente. Se residirem fora do emprego, faça uma verificação de endereço antes de empregá-los. Em caso de dúvida, consulte a Polícia.
• Improvise suas defesas
Mantenha sempre à mão os telefones de emergência da Polícia. Conheça a localização da Delegacia de Polícia de seu bairro. Instrua seus familiares e prestadores de serviços domésticos sobre como proceder em caso de perigo iminente ou de simples observação de suspeitos nas imediações;
Em janelas e portas que deslizam sobre trilhos, coloque peças de madeira que impeçam seu deslizamento;
Distribua aparatos que façam barulho quando as portas e janelas forem forçadas;
Colocação de obstáculos internos que impeçam a abertura de portas, quando se ausentar;
Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo.
• Alerta em sua chegada ou saída
Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa, nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saída. Os roubos a residências têm grande incidência nos horários das 07 às 09 horas ou das 18 às 20 horas.