Por Vanêsa Nazario
Por Vanêsa Nazario
O que move você? Para a família Melo essa é uma pergunta fácil. A paixão do patriarca da família José Reinaldo de Melo pelas palmeiras de grande porte e plantas exóticas resultou na criação da Portal das Palmeiras, empresa paulista que atua no mercado há mais de 50 anos, com foco na produção e comercialização das espécies, que podem ser utilizadas tanto em ambientes internos, quanto externos.
De acordo com José Reinaldo, a ideia de criar a Portal das palmeiras surgiu ao observar o déficit de fornecedores de palmeiras e plantas ornamentais na região. “Quando resolvi sair da nossa fazenda em Minas Gerais e mudei para Campinas, montei uma pequena construtora e comecei a trabalhar na área de construção civil. Nesse momento, comecei a perceber que em todas as casas, as pessoas queriam fazer seus jardins, mas tinham dificuldade na hora de procurar assistência. Foi então que tive um click e vi a necessidade deles não só para elaborar o paisagismo, mas também na hora de comprar essas plantas e palmeiras, daí resolvi oferecer a minha produção para meus clientes”, conta.
Atualmente, a empresa é comandada pela empresária Talitha Cintra de Melo, filha de José de Melo que há dez anos abdicou da carreira de advogada para se dedicar ao negócio do pai. “conto sempre com a supervisão e experiência do meu Pai e cuido minuciosamente do legado e dos ricos ensinamentos que ele me passou”, comenta.
A empresa que produz mais de trinta espécies diferentes de palmeiras, árvores nativas – frutíferas ou não -, além de plantas ornamentais como, por exemplo, Pata de Elefante, Pandanus e Oliveiras, precisou ir além e inovar o negócio. “Devido à grande expansão e demanda, criamos um seguimento completo dentro do Portal das Palmeiras, ou seja, fazemos projetos de Paisagismo, fornecemos as palmeiras e plantas que produzimos e executamos a obra”, explica Talitha.
A sustentabilidade também faz parte da Portal das Palmeiras. De acordo com Talitha de Melo, a empresa está buscando, cada vez mais, medidas que tenham menor impacto ambiental. “Temos o compromisso de utilizar ao máximo produtos que não agridem o meio ambiente. Este é um assunto extremamente relevante para nós e temos direcionado nossas ações em prol da conscientização ambiental transformacional”, expõe. Segundo a empresária, as produções das espécies estão distribuídas em quatorze viveiros próprios localizados na região de Holambra, em São Paulo, além de um showroom e duas fazendas situadas em São Paulo e Minas Gerais.