Dicas para incorporar a Calcita Alaranjada em diferentes espaços de sua casa

A Calcita Alaranjada, que tem sua inspiração no mineral de mesmo nome, é uma tonalidade laranja que transmite a energia da inovação aliada ao conforto proporcionado pelos tons terrosos. 

Na sala de jantar deste projeto, a cor Calcita Alaranjada foi harmonizada com o branco, conferindo um toque de cor na decoração. (Créditos: Histórias de Casa – Foto: Leila Viegas)

Recentemente, a Suvinil, uma marca de tintas decorativas pertencente à BASF, lançou o estudo de tendências anual denominado Revela 23+, O Poder das Cores, o qual apresenta 26 cores divididas em 5 paletas que refletem os sentimentos humanos. 

A cor do ano, a Calcita Alaranjada, é uma tonalidade laranja terrosa que traz consigo a energia da novidade, semelhante aos tons de laranja que se destacaram na efervescente e futurista década de 1970. 

O nome da cor é inspirado na pedra bruta, que possui propriedades purificadoras e reenergizantes, capazes de equilibrar as emoções, combater o medo e a depressão, além de minimizar os problemas e maximizar o nosso potencial.

“Por se tratar de uma tonalidade intensa e atraente, muitos podem pensar que é difícil inseri-la na decoração, mas é completamente o oposto. Por ter esse tom terroso, a cor do ano da Suvinil consegue se adaptar facilmente em ambientes e decorações diversas. A combinação com um tom rosado, como é o caso do Duna, ou até mesmo com Cyber, um cinza metalizado, podem ótimas opções de harmonizações, além de muitas outras possibilidades, de acordo com o perfil do consumidor e dos espaços que pretende renovar, por meio do uso das cores”, diz Sylvia Gracia, Coordenadora de Marketing — Cor e Conteúdo na Suvinil. 

A Calcita Alaranjada pode ser utilizada na decoração de uma ampla variedade de ambientes, desde aqueles com um estilo mais clássico até os mais modernos e alegres. Para inspirar e auxiliar na escolha, a Suvinil apresenta projetos que possuem propostas inovadoras e criativas. Confira abaixo algumas delas!

Quarto divertido

Créditos: Matheus Ilt

Este quarto foi projetado para atender as necessidades do influenciador digital que o ocupa, permitindo que ele possa usar o espaço para gravar vídeos e tirar fotos. Para isso, Matheus Ilt, um criador de conteúdo que realiza pequenas reformas, optou por uma pintura mais descontraída, utilizando as cores Calcita Alaranjada e Duna, presentes na paleta A Exausta. 

Para finalizar o acabamento, uma fita de LED foi usada para contornar todo o espaço demarcado pelo criador. A roupa de cama e outros objetos decorativos, como a mesa de cabeceira e o vaso, equilibraram a paleta de cores ao estar em tons semelhantes. 

Sala reenergizante

Créditos: Ohma Design

A sala deste apartamento, projetada pelo escritório Ohma Design, combina elementos rústicos com toques futuristas. A utilização da Calcita Alaranjada juntamente com o tom metálico Cyber, presente na paleta A Cibernética, cria um ambiente sofisticado e cheio de nuances. 

O morador, em colaboração com os arquitetos, optou por um mood que conecta o espaço com a ancestralidade, utilizando elementos e texturas que materializam essa referência e destacam a cor do ano de 2023 da Suvinil como a grande estrela da composição.

Quarto de bebê 

Créditos: Apartamento 203

No quarto de Leo, a energia da Calcita Alaranjada foi concentrada na parte inferior da parede, proporcionando estrutura ao papel de parede xadrez pintado à mão, e harmonizando com a roupa de cama em tons terrosos. A decoração inclui móveis de madeira, como o berço, que colaboram com uma estética mais clean, combinados com objetos em branco. Esse quarto foi projetado para acompanhar o crescimento da criança e sua decoração neutra funciona tanto para meninos quanto para meninas.

Com essas dicas, fica evidente que, por meio de técnicas de pintura diversas e muita criatividade, é possível criar combinações variadas utilizando a cor do ano de 2023. A Calcita Alaranjada se destaca por permitir a inovação na mistura de cores, resultando em decorações cada vez mais criativas e originais.

“O que eu sempre recomendo é que as pessoas que vivem naquele lar entendam qual estilo de decoração que preferem e qual é a sensação que querem passar com aquele ambiente. Dessa forma, fica ainda mais fácil selecionar as tonalidades e como a pintura será feita”, finaliza Sylvia.

Leia também

Em destaque