MiniMundo de Gramado

Artigo Tatiana Seixas – arquiteta

Maquete do Jardim Botânico de Curitiba. (Foto: arquivo Tatiana Seixas)

Arquiteta Tatiana Seixas em frente a maquete do Museu do Ipiranga

Existe um “quê” encantador quando o assunto é explorar novos lugares e conhecer novas culturas, principalmente aos amantes de viagens.


Eu como uma boa arquiteta não sou diferente. Amo viajar e compartilho um pouco das minhas experiências já vividas em minhas redes sociais através de um quadro quinzenal o qual carinhosamente chamo de “Tatiando Lugares”, onde trago características e curiosidades dessas vivências acompanhadas por fotos de minha própria autoria.

Inclusive, em minha última postagem trouxe o MiniMundo de Gramado, uma atração turística que encanta também os apaixonados por arquitetura, assim como eu. Consiste em um parque ao ar livre com várias maquetes de obras importantes ao redor do mundo numa escala 1/24, ou seja, tudo lá é 24 vezes menor que o original.

O local também conta com uma manutenção frequente, por conta das modificações que ocorrem em suas obras originais. Por exemplo: se hoje abrirem mais uma porta na estufa do Jardim Botânico de Curitiba, prontamente será aberta essa porta também na maquete.

Outra coisa interessante sobre o parque é que a maior parte de sua vegetação é natural, ou seja, preservam um grande jardim feito de bonsais distribuídos pelos 5 mil m² de área.

Por fim não posso deixar de falar dos easter eggs que encontrei quando passeava por lá, como toda a equipe da série “La Casa de Papel” em frente ao banco, os Beatles atravessando a faixa de pedestres e o homem aranha salvando a população de um acidente no metrô. 

Visão geral do parque. Logo a frente a maquete da Estação de São João del-Rei, ponto turístico de Minas Gerais.
(Foto: Arquivo Tatiana Seixas)

Leia também

Em destaque