Estudos já mostraram que as porcentagens são exatamente iguais para ambos os sexos
O problema – de nome difícil, mas autoexplicativo – significa que está ocorrendo a quebra da cadeia de DNA dos espermatozoides desse homem. É uma das causas da infertilidade masculina, pois reduz a capacidade dos espermatozoides fecundarem os óvulos e resultarem em embriões de boa qualidade.
As principais causas de fragmentação do DNA espermático são os problemas circulatórios como varicocele, infecções do sistema reprodutor, alimentação inadequada, tabagismo, uso de drogas e substâncias nocivas. Febre alta e temperatura testicular elevada, sedentarismo, câncer e idade avançada também contribuem para o desenvolvimento do problema; que pode ser identificado através de um exame específico e complementar ao espermograma.
“Uma curiosidade: a fragmentação aumentada não significa que todos os espermatozoides estão com a carga genética comprometida. O que define o problema é a elevação da porcentagem de gametas com DNA fragmentado. Por isso a ajuda médica é tão importante. Para identificar o mais cedo possível se esse é o caso e definir qual o melhor protocolo para aquele homem”, finaliza o médico.
Sobre o IVI – RMANJ
IVI nasceu em 1990 como a primeira instituição médica em Espanha especializada inteiramente em reprodução humana. Desde então, ajudou a criar mais de 250.000 crianças, graças à aplicação das mais recentes tecnologias em Reprodução Assistida.
No início de 2017, a IVI fundiu-se com a RMANJ, tornando-se o maior grupo de Reprodução Assistida do mundo. Atualmente são em torno de 80 clínicas em 9 países e 7 centros de pesquisa em todo o mundo, sendo líder em Medicina Reprodutiva. Em 2023, a unidade IVI Salvador completa 13 anos. https://ivi.es/ – http://www.rmanj.com/.