As portas azuis do projeto da GAM Arquitetos abrem passagem para uma casa cheia de conforto e sofisticação
Na entrada, portas azuis dão o caminho para o espelho d’água. Na lateral, portas em vidro não impõem limites visuais entre o homem e a natureza. Localizado em Praia do Forte, o projeto assinado pelo escritório GAM Arquitetos foi apelidado de “Casa das Portas” porque tem nessas aberturas o seu ponto de destaque.
O ambiente foi pensado para ser o refúgio de fim de semana de uma família com dois filhos. São cinco suítes, duas delas no térreo para receber hóspedes, e uma área social integrada ao espaço externo. A casa conta também com uma infraestrutura de cozinha e serviços que foram calculados de acordo com a demanda e quantidade de usuários que a casa comporta.
A madeira é o material mais presente na construção da casa. Ela está em detalhes como o brise em muxarabi, nos decks e pergolados. O forro da área social também conta com o material que destacou o pé direito duplo e conectou-se à área externa, com as bordas das vigas e parte das esquadrias. Estas últimas, em venezianas móveis de madeira, funcionam como blackout, quando estão com as paletas fechadas, e como abertura para o ar e para a iluminação.
Detalhes
“Concebemos o desenho da casa pensando em detalhes construtivos que, no resultado final, fizeram grande diferença”, dizem os arquitetos. Uma borda de laje ao redor da casa, juntamente com uma viga de bordo recuada, cria a sensação de que a edificação flutua no terreno. Na tentativa de minimizar a visibilidade da cobertura e disfarçar as calhas, uma testeira em madeira faz o acabamento do forro do beiral.
“Assim, o partido arquitetônico resultou em uma casa que mesmo sendo moderna, não perde a sensação e conforto de casa de praia”, dizem os profissionais creditando a sensação de conforto aos materiais e à conexão da área social com o exterior.
Interior
Toda a decoração e escolha de materiais da sala foi pensada para trazer uma atmosfera de relaxamento e aconchego. Para tal, os arquitetos escolheram materiais leves e naturais, como linho, algodão e madeira.
A ousadia das cores também ajudou na sensação de refúgio. Verde, azul e laranja dão o tom das cadeiras, tapete, almofadas e poltronas. “Tudo em harmonia com as grandes portas de entrada da casa”, comentam.
A marcenaria abriga um armário com adega embutido na parede da sala, usado também como apoio para a sala de jantar. A cozinha tem comunicação direta com este ambiente e com o gourmet, na varanda. O lavabo é revestido em pedras moledo com espelho flutuante, nicho de madeira embutido na parede de pedra e louças em marrom fosco.
O grande aparador em madeira de demolição entra como peça charme na decoração, e conta também com um grande bar para os convidados. “Para trazer o clima da praia para dentro de casa, lançamos mão de grandes palmeiras para preencher o amplo pé-direito da sala de estar”, dizem.
Por Pedro Hijo
Matéria publicada na revista impressa da Sacada edição especial Praia do Forte