Otimização do espaço se dá por meio da integração de ambientes e escolha das cores em projeto de Carol Quintella e Carol Bittencourt
Para o primeiro apartamento, a cliente procurou as arquitetas Carol Quintella e Carol Bittencourt em busca de um projeto prático e funcional, que refletisse o seu estilo de vida, e com uma atmosfera aconchegante, digna de um novo lar. O imóvel de 45m² está localizado na orla da Barra, em Salvador.
A partir desse ponto, o projeto foi concebido com o intuito de atender às necessidades da cliente, aproveitando bem cada metro quadrado. Para as arquitetas, a integração entre a sala de jantar, estar e varanda foi fundamental para ampliar o espaço e permitir o diálogo entre os ambientes. Desta maneira, o espaço é otimizado e ganha maior fluidez, além de gerar a sensação de ambientes maiores e favorecer o contato com convidados de uma forma mais harmoniosa.
Ao incorporar a varanda à sala, também foi possível ampliar a janela existente e trazer mais luz para todo o espaço comum. Além de criar mais um agradável ambiente para receber visitas em um bate-papo, as cores claras ajudam a ampliar visualmente ainda mais o local.
A marcenaria projetada por toda extensão da sala permite que se criem nichos intercalados com armários, aumentando o aproveitamento do espaço de uma forma leve, por meio de um móvel com design bonito e funcional. O grande painel de madeira que reveste uma parede ao longo do mesmo ambiente traz um ar mais aconchegante sem perder a proposta jovial, e ainda disfarça o acesso ao quarto e ao banheiro através de portas pivotantes.
O esquema de cores é baseado em paredes claras e piso neutro, com detalhes pontuais em tons de azul petróleo, criando uma atmosfera de calor e aconchego. Para arrematar, uma composição de quadros verdes na parede da varanda – juntamente com vasinhos de planta no chão – cria um cantinho acolhedor e dá destaque para a poltrona de design singular.
Cozinha e área de serviço se juntaram em uma proposta mais integrada, permitindo a criação de uma grande bancada. O patchwork na parede é discreto, e mostra um pouco da personalidade da moradora. Por fim, este projeto prova que não é preciso abrir mão do estilo e conforto ao investir em um apartamento pequeno, se você pode contar com belas soluções práticas e viáveis.
Por Vívian Rodrigues
Matéria publicada na 10ª edição impressa da revista Sacada