O espaço remete a uma cabana de praia sustentável, com predominância da cor branca e o uso da madeira
O Loft da Praia criado pelo arquiteto Marlon Gama, foi idealizado para a família que passa férias na Bahia e que gosta de se hospedar em um ambiente amplo e iluminado naturalmente, em busca de paz e tranquilidade. A CASACOR Bahia, acontece de 02 de outubro a 11 de novembro na Chácara Baluarte, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador.
O espaço de 66,74m², divididos em lounge, espaço de leitura, sala de estar e jantar, remete a uma cabana de praia sustentável, com predominância da cor branca e da madeira dos móveis de designers nacionais, como Sérgio Rodrigues, Jader Almeida, Fernando Massani e Paulo Sartori. Grande e confortável, cada momento vivido no ambiente é voltado a contemplação da Baía de Todos os Santos de onde se pode avistar o Porto de Salvador.
O ambiente leve e ao mesmo tempo elegante, oferece um paisagismo cítrico, representado em sua maioria por árvores frutíferas, como a Pitaia, e marca a comunicação entre o verde da natureza com o azul do mar dentro de um único cenário. Além da vista privilegiada do pôr do sol.
Como todo loft, é um espaço desprendido de qualquer formalidade. O conforto e a praticidade são as principais características, definidas pelo estilo praiano. Sem divisões e com funções interligadas, as palavras de ordem são o despojamento e a elegância, tudo representado através dos móveis, cores, e materiais, a exemplo dos tecidos cem por cento naturais, em sua maioria linho e couro que vestem os móveis.
As obras de arte selecionadas exploram a brasilidade cultural, suas belezas contemporâneas e aprofunda o olhar sobre a prática de seus artistas, como a multicolorida tela de Carlinhos Brown, que expande sua arte através de seus ritmos. As demais imagens se misturam ao tema do ambiente enfatizando o conceito através de elementos da praia, como água, areia e luz, retratados nas telas de Flávia K, Lu Brito e Fábio Magalhães.
O aroma de Capim Limão foi escolhido para transmitir ao visitante a sensação refrescante que o conceito do ambiente remete.
Sobre Marlon Gama:
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Tiradentes, o arquiteto Marlon Gama procura imprimir em seus projetos o equilíbrio entre o novo e o antigo. Para ele, a sofisticação no planejamento de interiores está na união de móveis e peças de design contemporâneo, com mobiliário antigo e obras de arte. Dessa forma, cria ambientes de atmosfera clean aliando estética e conforto em todos os detalhes.
Sobre a Mostra:
Pioneira no Nordeste, a CASACOR Bahia é atualmente a maior em número de visitantes fora do eixo Rio-São Paulo. Com 24 anos de existência, a mostra foi vanguardista na região e revelou muitos dos nomes baianos da arquitetura e do design de interiores que, posteriormente, vieram a fazer sucesso fora do estado – principalmente nas mostras paulistas.
Como a sua marca é a inovação, CASACOR Bahia ousou em muitas edições. Já teve sede em um galpão (Trapiche Adelaide), em uma Estação Ferroviária (da Calçada) e no Cais Porto (Comércio). Além disso, muitos edifícios históricos de Salvador e seus entornos se beneficiaram com a revitalização após terem sido sedes da mostra, entre eles o Mercado do Ouro e Museu do Ritmo.
São tantas boas histórias que a trajetória de CASACOR Bahia ganhou, inclusive, as páginas de um livro. “Casos de Casa”, escrito pela franqueada Luisinha Brandão, foi lançado durante a vigésima edição da mostra (2014). A empresária, que inicialmente inaugurou o evento ao lado de Kátia Chamadoiro, comanda hoje o time de CASACOR em sociedade com seus filhos Chico e Alexandre Brandão.
Em 2018, a mostra volta para uma antiga sede, a Chácara Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo, que recebeu a mostra em 2014. Neste ano, a mostra terá 38 ambientes dentre quartos, lofts, banheiros, varandas, studios e livings, em um terreno que possui quase 12.000 m² .
Fonte: Avesani Comunicação