A artista visual Ana Michaelis, nascida no Rio de Janeiro e atualmente residente em São Paulo, trará suas obras para a primeira exposição individual no Recife (PE), na Christal Galeria (rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina). A abertura da exposição ‘Natura naturans – poéticas da natureza’. de Ana Michaelis, acontece nesta quarta-feira, dia 20 de setembro, das 19h às 22h, com apresentação da Handmade Band, banda com integrantes veteranos do blues pernambucano. A exposição fica em cartaz até o dia 25 de novembro, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Ana Michaelis é uma artista profissional desde sua graduação na Escola de Belas Artes de São Paulo, e sua trajetória é marcada por participações em exposições individuais e coletivas em galerias não apenas pelo Brasil, mas também em Portugal e nos Estados Unidos. Além disso, seu trabalho internacional se estende às feiras de arte contemporânea de Lisboa, Madri, Dubai e Mônaco.
Nesta primeira exposição individual no Recife, o público terá a oportunidade de imergir em uma paisagem composta pela riqueza da produção artística de Ana Michaelis. A Christal Galeria será ocupada tanto interna quanto externamente pela potência vital da artista, onde natureza e poesia se entrelaçam. A diversidade de técnicas vai desde a aquarela e a encáustica, através do uso da cera quente, até a utilização da própria madeira que acolhe a pintura e o deslocamento de sementes, galhos e folhas – algumas delas recebendo uma impressão única (monotipia).
Estará presente, também, parte da produção recente da artista dedicada à pintura de paisagens. Vemos, aqui, paisagens imaginárias, muitas vezes desabitadas, misteriosamente guardadas atrás das diluídas camadas de tinta branca, as quais ela utiliza para suavizar o registro. Sua intenção é capturar o silêncio e, assim, provocar uma conversa entre memórias – aquelas que carregamos conosco e as que se apresentam aos nossos olhos. Suas paisagens estão sempre em um limiar entre a lembrança e a imaginação, sugerindo um sentido de tempo alongado e um potencial de reflexão.
Aqueles que visitarem a exposição serão convidados a se tornarem espectadores ativos, participando do processo artístico em seu ímpeto de transformação. É um convite para se demorar na paisagem, observar o que antes passava despercebido e encontrar na atividade artística um reflexo da natureza como uma força criadora – menos representação e mais poesia.
Em uma época marcada por negacionismos, crises ecológicas e uma urgência em relação aos limites do que chamamos de Antropoceno – a era que marca o impacto da atividade humana sobre a Terra – a natureza se impõe. As obras de Ana Michaelis nos conduzem a sentir e compartilhar a natureza de maneiras únicas: menos como registros e mais como sensibilização através de uma visão poética da paisagem. Elas nos fazem refletir sobre como modelos de tecnologia e o que muitas vezes buscamos de forma obsessiva sob o título de “artificial” podem, na verdade, derivar da potência artística. Além disso, nos lembram de uma realidade inescapável e irresistível – uma relação originária que a tecnologia e a dominação nos fizeram esquecer. Visitar esta exposição e interagir com ela é um convite para enxergar o que um determinado modo de vida sobre a Terra tornou invisível.
Informações da Exposição:
Exposição ‘Natura naturans – poéticas da natureza’
Artista: Ana Michaelis
Abertura: 20 de setembro de 2023, das 19h às 22h
Visitação: Até o dia 25 de novembro de 2023, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Local: Christal Galeria, Recife (PE)
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 19h / sábado, das 9h às 13h
Para mais informações sobre a Exposição ‘Natura Naturans’, de Ana Michaelis, e para acompanhar os eventos futuros, visite o site oficial da Christal Galeria: www.christalgaleria.com.br .
Você também pode seguir a galeria no Instagram: @christalgaleria
Sobre a Artista:
Ana Michaelis nasceu no Rio de Janeiro, vive e trabalha em São Paulo.
Trabalha como artista profissional desde a graduação na Escola de Belas Artes de São Paulo participando de exposições individuais e coletivas em galerias pelo Brasil, Portugal e Estados Unidos. Suas participações internacionais estendem-se nas feiras de arte contemporânea como de Lisboa, Madri, Dubai e Mônaco.
Nos últimos anos, pinturas de paisagens têm sido seu principal interesse. Ana constrói paisagens imaginárias, desabitadas, misteriosamente guardadas atrás das diluídas camadas de tinta branca utilizadas para suavizar o registro. Sua intenção está em capturar o silêncio provocando assim a conversa entre memórias, aquelas que trazemos conosco e as que se apresentam aos nossos olhos. Suas paisagens sempre pairam entre a lembrança e a imaginação sugerindo um sentido de tempo alongado e um potencial de reflexão.
Sobre a Christal Galeria:
A Christal Galeria de Artes entrou no mercado de arte para se destacar na cena contemporânea das Artes do Recife e do Brasil. Sua sede, no bairro do Pina, no Recife (PE), é um casarão de 1941 cuidadosamente remodelado para ter uma forte presença urbana, integrando as diversas linguagens das Artes. Com uma área total de 300m², a casa conta com dois amplos ambientes que se interligam como áreas expositivas, totalizando 130m². Dali, uma passagem íntima leva a um generoso espaço externo e ajardinado. A Christal Galeria busca permanentemente ser reconhecida por seu compromisso com a difusão do conhecimento artístico. Tem como princípios essenciais o apreço pela liberdade, o respeito pela democracia e pela livre expressão, visando ampliar o repertório de experiências estéticas e de capital cultural de seu público.