Projeto na ilha de Itaparica mostra que parceria entre designer
de interiores e cliente agrega diferenciais no projeto
Pedro Hijo
A relação de confiança mútua entre profissional e cliente pode ser um item definidor do sucesso de um projeto. Para a profissional Catia Bacellar, por exemplo, desenvolver a casa de praia de uma cliente amiga foi mais que especial por causa da intimidade que ela nutria com a família. “Conheço a história da casa desde o começo, admiro a relação que cada um tem com aquele espaço”, diz.
Localizada na ilha de Itaparica, a casa passou por uma grande reforma para que os espaços refletissem os gostos da família, amante do convívio e dos momentos em grupo. As salas de jantar e estar com a cozinha foram integradas para valorizar os espaços. “Queríamos que a casa fosse um lugar para descanso, momentos de lazer e que servisse para receber amigos”, explica Catia.
REFORMA
A casa, velha conhecida da família, precisou passar por uma restauração. Toda a estrutura do telhado foi trocada, a parte estrutural recebeu reforço e foi criada uma abertura do vão para as esquadrias de correr na sala. “Como a casa é um pouco antiga, os materiais e revestimentos estavam desgastados, algumas paredes estavam rachadas, tinham infifiltrações… Precisamos de seis meses para concluir a obra”, comenta Catia.
PROJETO VERDE
A parceria com a cliente foi a chave para incluir soluções sustentáveis no projeto. “Notamos que a cliente tinha um desejo de aproveitar a luz natural ao máximo e, por isso, abrimos claraboias no forro dos banheiros com telha transparente direcionada”, diz Catia. A solução poupou energia elétrica durante o dia. “Colocamos também grandes portas de vidro na sala para melhorar a incidência de luz e proporcionar contato com a paisagem externa”, conclui.
Outra saída sustentável foi acionar um serviço de irrigação independente para o paisagismo. Ela é ligada automaticamente todos os dias e utiliza apenas a quantidade necessária de água.
DECORAÇÃO
Os móveis planejados com toque simples e uso de amadeirado deram toque de sofisticação ao projeto. Os tons neutros estão na maior parte dos acabamentos, inclusive nas cortinas. Para deixar o ambiente mais alegre e harmonioso, a designer lançou mão de cores pontuais em alguns objetos e móveis.