Premiado empreendimento comercial projetado por Antonio Caramelo
oferece novo conceito que associa área corporativa a campus ecológico.
por Pedro Hijo
Os inspirados traços do arquiteto Antonio Caramelo dão vida ao Hangar Business Park, campus corporativo localizado em Salvador. O local, que intercede o conceito de campus herdado das instituições de ensino e de centro comercial, foi premiado como Best Office Archtecture Brazil no conceituado Americas Property Awards, e selecionado para compor uma exposição internacional que reúne os 100 maiores arquitetos do ano.
De acordo com Caramelo, o Hangar Business Park é um empreendimento oriundo de uma necessidade cada vez maior de espaços amplos e abertos para contemplação, principalmente no horário de trabalho, onde costumam se condensar as tensões do dia a dia. “Este é o primeiro espaço na capital baiana que contempla este conceito”, diz.
O Hangar prima por oferecer condições de excelência para o trabalho e promover uma rede de serviços completa. Seu projeto arquitetônico apresenta estética plástica e desempenho ímpar associado a espaços onde o paisagismo faz a diferença, proporcionando a interação com o verde, normalmente ausente em edifícios de escritórios. “Além disso, devido ao seu caráter dinâmico, há a possibilidade de interface com outras organizações de diferentes segmentos, que traz benefícios para o aperfeiçoamento de atividades, e até mesmo ao fechamento de novos negócios”, comenta Caramelo.
Ideal para organizações que desejam oferecer qualidade de vida aos seus funcionários e usuários de suas instalações, o empreendimento ocupa uma área de mais de 28 mil m², próxima ao aeroporto. O espaço contempla nove torres, sendo duas delas hoteleiras, além de um Green Mall com 50 pontos comerciais e de serviços, permeado por 13 mil m² de áreas verdes com praças de convivência, gazebos e espaços para caminhadas, pensados especialmente para os dias atuais, quando se passa mais tempo na empresa do que em casa.