Cheia de funcionalidade, peça é uma das mais procuradas para compor a decoração da sala
A mesa de centro é uma peça funcional capaz de transformar a sala de estar. Cheia de versatilidade, ela dá suporte ao sofá, decora a sala,ocupa pouco espaço, apoia objetos, delimita o ambiente e pode compor 1001 propostas de decór.
A peça é encontrada em diversos materiais como madeira, vidro, metal, pallet, laca e acrílico, além de uma vasta variedade de tamanhos, cores, estilos e formatos. Com tantas opções, pode pintar a dúvida sobre qual escolher.
O primeiro passo é analisar o seu espaço disponível. Meça tudo e reserve cerca de 60 cm para passagem entre este móvel e outros da sala, como sofás e poltronas. Assim, poderá transitar com liberdade e de forma confortável. Em seguida, observe detalhes do ambiente no qual a mesa será inserida para definir um modelo que harmonize com seu gosto e o estilo da sala.
O tamanho da peça também é um ponto importante. A altura deve ser menor ou igual à do que os assentos do sofá. A sugestão é optar pelas mais baixas. Lembre-se que outros objetos poderão ser inseridos sobre a peça e a depender da altura de ambos, isso pode pesar visualmente.
Verifique a qualidade da peça, analise o material com o qual a mesa foi produzida. Também evite colocar alimentos sobre a mesma e cuide da manutenção do seu móvel, isso garantirá maior durabilidade a ele.
Atento a esses detalhes básicos, o restante irá depender do seu estilo. Retrô? Exótico? Moderno? Ousado? Tradicional? Seja qual for, pesquise referências.
Espaços pequenos acomodam uma mesa de centro baú, por exemplo. Já mesas vazadas são muito elegantes e facilitam a composição com elementos de decoração, ficando bem em ambientes amplos. As de vidrao são uma ótima pedida para quem busca solução elegante, durável e de fácil conservação. Já as espelhadas são tendência, transmitem sofisticação e sensação de amplitude ao ambiente.
Espaços quadrados harmonizam com peças quadradas. Já mesas redondas ou ovais ficam bem em espaços com referências arredondadas e retangulares. Democrática, a mesa de centro pode agradar a todos os gostos. Agora é só ver o que se adapta melhor na sua casa e escolher!